sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um jeito fácil de ver quem está conectado à sua rede wireless

Assunto Monitoramento de Redes Wireless
Categoria Segurança
Ferramenta Wireless Network Watcher
Fabricante NirSoft
Site http://www.nirsoft.net/utils/wireless_network_watcher.html
Ninguém quer penetras xeretando na sua rede wireless, e é sempre bom ficar de olho aberto. Existem várias formas de se fazer isso, mas um pequeno aplicativo da NirSoft chamado Wireless Network Watcher facilita bastante a tarefa. Como a maioria dos aplicativos gratuitos da NirSoft, este Watcher não requer instalação, e é uma aplicação portátil. Não se trata de uma ferramenta de rede elaborada; o que mais atrai nesse aplicativo é a facilidade com que se pode listar todos os computadores e dispositivos conectados à sua rede wireless. Para cada dispositivo conectado, as seguintes informações são apresentadas: Endereço IP, MAC Address, o nome do fabricante da laca de rede, e opcionalmente, o nome do computador. O utilitário permite exportação da lista de dispositivos conectados para os formatos Html, Xml, Csv ou arquivo texto, ou a cópia para a área de transferência e posterior colagem para planilha Excel ou outra aplicação do gênero.
Requisições de Sistema e Limitações
· Roda em Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003/2008, Windows Vista e Windows 7;
· A ferramenta realiza a varredura apenas na rede wireless na qual o usuário está conectado. Não atua sobre outras redes wireless;
· Em alguns casos raros, é possível que o Watcher não consiga detectar o adaptador wireless. Nessas circunstancias, o usuário deve acessar a janela de Opções Avançadas (Advanced Options) com F9 e selecionar manualmente o adaptador wireless apropriado;
· Embora projetado para redes wireless, o Watcher pode ser usado para varrer uma pequena rede cabeada.
A interface é mostrada abaixo:

Instalação
Wireless Network Watcher não requer instalação; simplesmente, extraia o arquivo WNetWatcher.exe do arquivo zip e execute.
Descrição das Colunas
· IP Address: endereço IP do dispositivo ou computador.
· Device Name: o nome do dispositivo ou computador. Esse campo pode permanecer em branco se o computador ou dispositivo não fornecer o seu nome.
· MAC Address: endereço MAC do adaptador de rede do dispositivo.
· Network Adapter Company: o nome da companhia fabricante da placa de rede, de acordo com o MAC address. Essa coluna pode ajudar a detectar o tipo de dispositivo ou computador. Por exemplo, se o nome da companhia é Apple, o dispositivo pode ser um Mac, iPhone ou iPad. Se o nome da companhia é Nokia, o dispositivo provavelmente é um telefone celular da Nokia.
· Device Information: essa coluna mostra 'Your Computer', se o dispositivo é o computador que você está usando, ou 'Your Router' se o dispositivo é um roteador wireless.
Background Scan
Quando a opção “Background Scan” (Options Menu) estiver ligada, o Watcher inicializa com a usual varredura rápida, de modo a detectar todos os dispositivos conectados à rede. Após a inicialização, uma varredura contínua é ativada em modo background, ou seja, como um processo “de fundo”, com o objetivo de descobrir quando um novo dispositivo é adicionado à sua rede. O usuário pode usar a opção “Beep on New Device” para habilitar a notificação sonora quando um novo dispositivo for detectado. A varredura em modo background é mais lenta e menos intensiva que a varredura regular, de modo a não sobrecarregar o seu computador, e permitir que você continue a trabalhar normalmente, enquanto a varredura estiver sendo realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário