quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aplicações Windows Úteis e Importantes que você não sabia que possuía

 

Artigo original do TechSupportAlert:

http://www.techsupportalert.com/content/important-and-useful-windows-applications-you-didn-t-know-you-already-had-microsoft-manageme

O Windows esconde muitas ferramentas de sistema em lugares obscuros. Essas ferramentas não estão listadas no menu “Todos os programas”; para acessá-las, você precisa ou caçá-las no Painel de Controle, ou saber previamente de sua existência para poder encontrá-las, o que, convenhamos, é meio ridículo.

Entre essas ferramentas se destaca um grupo de aplicações de sistema chamado “Microsoft Management Consoles” (Consoles de Gerenciamento Microsoft), ou MMC. Dependendo do seu sistema, podem existir cerca de duas ou três dezenas desses utilitários, e estão presentes no Windows XP, Vista e 7. Sendo ferramentas de sistema, essas aplicações requerem privilégios de administrador para serem rodadas.

Consoles MMC possuem a extensão .msc e podem ser acionados pela digitação do nome do arquivo de console em um prompt de comando ou pelo comando Executar. No Windows Vista / 7, o nome pode ser também fornecido no Search Box. A extensão .msc é obrigatória.

Descrição do funcionamento de alguns consoles (em inglês) : http://vlaurie.com/computers2/Articles/mmc.htm

Outro destaque importante é o Computer Management Console, pela amplitude geral de seu uso. Esse grupo contem a maior parte das ferramentas de sistema que um usuário médio de PC pode vir a necessitar. Uma característica interessante do Computer Management é a possibilidade de poderem combinar uma variedade de ferramentas de sistema em uma única interface, e um bom número de MMCs em um único pacote. A instrução em linha de comando é “compmgmt.msc” (sem as aspas).

A figura acima mostra a interface gerada pelo Windows 7 ou Vista; observe a presença de algumas das funções mais freqüentemente usadas, tais como Device Manager (Gerenciados de Dispositivos), o Disk Manager (Gerenciador de Discos) e o Console de Serviços (Services Console). Maiores detalhes sobre como usar essas ferramentas estão disponíveis nas referencias abaixo.

Outra opção é abrir os utilitários individualmente; os nomes dos arquivos msc estão listados abaixo:

Device Manager (devmgmt.msc) - http://www.howtogeek.com/wiki/Device_Manager

Disk Management (diskmgmt.msc) - vlaurie.com/computers2/Articles/harddrive2.htm

Services Console (services.msc) - http://vlaurie.com/computers2/Articles/services.htm

Aí está; um jeito fácil de acessar algumas boas ferramentas de sistema !