terça-feira, 26 de junho de 2012

Complemento para Firefox mostra exatamente quem rastreia sua navegação

 

Artigo original postado em http://www.techsupportalert.com/content/browser-add-shows-exactly-whos-watching-you-surf.htm, por R.Schifreen. O texto narra em primeira pessoa, pela experiência do narrador. Eu fiz algumas adaptações para a realidade brasileira. Fiz a experiência com acessos a alguns sites brasileiros, com os mesmos resultados.

Atualizado em Junho de 2012, exatamente por causa desse vídeo:

http://www.ted.com/talks/gary_kovacs_tracking_the_trackers.html

Eu não tenho sido um grande usuário do Firefox, por mais ou menos um ano, desde que descobri o Google Chrome. Mas nos últimos dois dias, eu tenho sido um ávido “Firefoxer”, devido, exclusivamente, a um maravilhoso (e extremamente preocupante) complemento (add-in) chamado Collusion.

Você provavelmente sabe a respeito dos cookies. Um Cookie é um pequeno arquivo texto, gerado por um web site, e armazenado em seu computador, de modo a ajudar a este web site a identificá-lo em uma futura vista (acesso). Geralmente, browsers permitem que os sites armazenem cookies em seu PC, enquanto você navega pela Internet. De um modo geral, o Cookie é gravado com um identificador randômico único, e alguns poucos bits e pedaços de informação a respeito de suas ações e hábitos de navegação naquele web site especifico.

Até aqui, mais ou menos inofensivo (acho). Se eu acesso o site da Saraiva Megastore em busca de um livro, e faço o meu Login, não tenho problemas em ser “reconhecido” em um novo acesso no dia seguinte, ou de ser “lembrado” a respeito daquele livro que eu pesquisei no dia anterior. Obviamente, o site consegue fazer isso porque recupera a informação do(s) meu(s) acesso(s) anterior(es), se existirem, pela simples leitura dos cookies.

Uma das regras de ouro a respeito dos cookies é que, por motivos de segurança, o único site que pode ler um cookie é aquele que o gerou em primeiro lugar. Em assim sendo, teoricamente, a Saraiva Megastore saberia qual o livro que eu estava pesquisando em um acesso anterior, mas a Livraria Cultura não teria a menor idéia.

Em teoria, funcionaria assim, mas na prática, não é o que acontece.

Imagine, hipoteticamente, que ambos os sites aqui citados, Saraiva e Livraria Cultura, tenham banners de propaganda fornecidos pela mesma agência de publicidade; se essa agência de publicidade grava, por sua vez, cookies de acesso, perfeitamente identificados por ela mesma, ela consegue ler esses cookies à partir do seu acesso aos dois sites ? Caso positivo, essa suposta e hipotética agência de publicidade consegue rastrear seus acessos e mapear seus hábitos de navegação pela Internet ? Você pode apostar que sim.

É nesse ponto que o já mencionado complemento do Firefox chama a atenção. É chamado de Collusion (conivência, conluio, conspiração) e se propõe a examinar os cookies em seu PC e descobrir quem está compartilhando informações com quem. Ou, pelo menos, quem poderia, tecnicamente, estar compartilhando informações com quem. Não se trata de uma informação qualquer; são suas informações, seus hábitos de acesso e navegação na Internet, a chamada “vida on-line” !

Evidente que o ponto de partida é o uso do Firefox como browser, pelo menos, enquanto durar a experiência.

Se você já tem o Firefox instalado, acesse o link abaixo para baixar e instalar o complemento; leva apenas alguns segundos.

https://secure.toolness.com/xpi/collusion.html

Agora, leve uma “vida normal”, navegando pela Internet, como sempre faz, por algum tempo. Quando desejar visualizar os resultados da análise do Collusion, acesse o endereço HTTP://collusion.toolness.org. Será apresentado um gráfico, tal como mostrado mais abaixo; cada ponto vermelho indica um cookie através do qual sua atividade na Internet pode ser rastreada. À direita do gráfico é apresentada uma lista de quais (ou quantos) sites tem efetivo acesso a esses cookies.

Agora, a parte assustadora; quantos sites foram visitados para produzir um gráfico como mostrado abaixo ? Somente 3.

image

Uma extensão para o Firefox que permite acesso a áreas protegidas de uma página Web

 

http://www.techsupportalert.com/content/firefox-extension-week-enter-restricted-zone.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+gizmosbest+%28Gizmo%27s+Best-ever+Freeware%29

 

Updated 19. June 2012 - 3:32 by George.J

RightToClick

Tenho certeza de que muitos de vocês já se viram em situações onde não conseguiram copiar conteúdo de uma página web; a seleção simplesmente não funcionou, nem o botão direito do mouse (menu de contexto), e muito menos o “copiar & colar”. Eu mesmo acabo de passar pela incômoda situação de ser obrigado a clicar em banners de redes sociais, antes de ter acesso a links de download. Ou seja, o mesmo site que oferece a você links para o download, passa a “exigir” que você clique em alguma coisa (no caso, o “curtir” do Facebook), antes de deixar que você tenha acesso ao link.

Os webmasters protegem o conteúdo de suas páginas desligando o suporte à seleção de conteúdo, principalmente através de Javascript.

A extensão para Firefox “RightToClick” remove a maior parte dos bloqueios por Javascript, e ainda ajuda a superar situações onde as funcionalidades da página foram desabilitadas por outras propriedades não-Javascript, tais como o desligamento de estilos CSS para o acesso de certos elementos e captura de imagens (você terá que habilitar essa propriedade manualmente no menu de opções). RightToClick oferece ainda meios para lidar com “timers” em Javascript, registradores de eventos, entre outros.

Como usar

Essa extensão adiciona um ícone na sua barra de aditivos; clique no ícone para restaurar todas as propriedades desabilitadas do Javascript. Use o botão direito do mouse para acessar as opções de configuração.

Antes de usar o RightToClick, selecione quais propriedades do Javascript você deseja desabilitar quando o RightToClick for acionado. Se considerar que o aplicativo removeu alguma funcionalidade que você considera útil, e/ou deseja ver mantida, faça o reset das opções.

Dica: se o RightToClick falhar em algumas páginas web, marque a opção “Do not allow pages to protect their scripts” do menu Advanced.

Link para a instalação: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/righttoclick/

Alternativas - Chrome - Allow Right Click

Visite a página de demonstração e tente selecionar e copiar algum conteúdo
http://netticat.ath.cx/RightToClick/RightToClick.htm

domingo, 10 de junho de 2012

Uma ferramenta pouco conhecida do Windows 7 para obter ajuda com problemas no seu PC.

 

http://www.techsupportalert.com/content/how-use-little-known-tool-getting-help-windows-7-problems.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+gizmosbest+%28Gizmo%27s+Best-ever+Freeware%29

 

Updated 31. May 2012 - 21:00 by v.laurie

Qualquer um que tenha enfrentado um computador mal comportado e que precisou descrever o problema para um funcionário (ou funcionária) de um suporte técnico remoto, sabe que essa não é uma tarefa fácil. Windows é complicado, e palavras podem ser inadequadas. O velho ditado de que uma imagem fala mais do que mil palavras é mais do que pertinente nesses casos, e o Windows 7 possui uma ferramenta pouco conhecida para registrar as telas do seu sistema em ação.

A ferramenta é chamada de Problem Steps Recorder, PSR. Acho que a tradução seria algo como “Gravador de Problemas Passo a Passo”. Vamos ficar com a sigla original ...

Essa ferramenta permite que você capture as telas da sequencia de etapas que levam a um determinado problema, de modo a que outra pessoa possa rever as suas ações e sugerir possíveis soluções. Você pode escrever comentários, na medida em que trafega pela sequencia de telas. Ao finalizar a gravação do seu problema, as telas da sequencia de etapas, adicionadas dos seus comentários e de todos os “clicks” registrados no processo, são salvas em um único arquivo zipado, do tipo que pode ser lido com um browser. A ressalva desse último comentário é que o arquivo é salvo em formato MHT, que é mais frequentemente associado ao Internet Explorer.

Como usar o PSR

1. A partir da Barra de Pesquisa digite “psr” (sem as aspas) seguido da tecla <enter>. A janela mostrada mais abaixo deverá se abrir para você.

2. Clique em “Iniciar Gravação”. Faça uso do aplicativo com problemas, seguindo normalmente por todos os passos e etapas de seu uso. Você pode pausar a gravação e reiniciá-la a qualquer tempo.

3. Em qualquer ponto da gravação, você pode destacar uma área particular da tela, e adicionar uma nota de texto, clicando em “Adicionar Comentário”.

4. Clique em “Parar Gravação” quando terminar.

5. Na caixa de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar”. Toda a operação será salva como um arquivo MHT compactado.

Abra o arquivo com um browser e verifique seu conteúdo. Se julgar satisfatório, você pode enviar por e-mail para a ajuda de alguém mais experiente, ou suporte técnico.

Nem todos os problemas com PC poderão ser documentados mediante o uso dessa ferramenta; por outro lado, é uma opção gratuita digna de nota.

More information – Um link da Microsoft sobre o PSR.

http://windows.microsoft.com/en-US/windows7/How-do-I-use-Problem-Steps-Recorder

Como usar o Problem Steps Recorder?

Você pode usar o PSR para capturar automaticamente os passos percorridos por você no uso do computador, incluindo seus próprios comentários. Uma vez capturados esses passos, você pode salvá-los em um único arquivo, que pode ser usado por um profissional de suporte técnico, para a resolução de um problema.

Notas

Quando você usa a ferramenta de gravação, nada do que você digita será registrado. Se o conteúdo que você digita for parte importante da recriação do problema que você está tentando descrever, use a opção de adição de comentário, descrita mais adiante, para destacar em que ponto se encontra a ocorrência do problema.

Alguns programas, tais como jogos em tela cheia, podem não ser capturados adequadamente, ou podem não produzir detalhes suficientes para um suporte técnico profissional.

Para gravar e salvar ocorrências em seu computador

1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.

2. Clique Iniciar Gravação. Faça uso do aplicativo que você deseja registrar, seguindo normalmente todos os passos e etapas de uso para reproduzir o problema. Você pode pausar a gravação em qualquer momento, e reiniciá-la mais tarde.

3. Clique em Parar Gravação.

4. Na janela de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar” (o arquivo é salvo com a extensão .zip).

Para visualizar a gravação, abra o arquivo .zip que você acabou de salvar, e execute um duplo clique sobre ele. O documento será aberto em seu browser.

Para enviar o resultado por e-mail

  • Após a gravação e a geração do arquivo de tipo .zip, clique na seta do help (símbolo ), e então clique em “Enviar para destinatário de e-Mail”. A tela de envio de nova mensagem do seu aplicativo de e-Mail irá se abrir, com o último arquivo gerado anexado à mensagem.

Para adicionar comentários

1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.

2. Clique Iniciar Gravação.

3. Quando desejar adicionar um comentário em uma determinada tela/passo do problema, clique em “Adicionar Comentário”.

4. Use seu mouse para destacar a parte da tela relativa ao seu comentário, digite seu texto na caixa Realçar Área do Problema e Digitar Comentário, e então confirme clicando em OK.

5. Clique em Parar Gravação.

6. Na janela de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar” (o arquivo é salvo com a extensão .zip).

Ajuste de Configurações

Os ajustes nos parâmetros de configuração do PSR são válidos apenas para a sessão corrente de gravação. Ao fechar e reabrir o PSR, você terá de volta os parâmetros regulares (default) de configuração.

1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.

  1. Clique na seta do help (símbolo ), e então clique em “Configurações”.

3. Você pode alterar as seguintes configurações:

o Output Location. Clique no botão de Browse e defina previamente um nome de arquivo para ser salvo ao final do processo.

o Enable screen capture. Informe “não” se você não deseja capturar os “prints de tela” juntamente com as informações de adicionais de cliques. Aparentemente, uma opção estranha, a menos que você esteja gravando telas de um aplicativo que mostre informações pessoais, como Home Banking, dentro outros, e não quer divulgar dados considerados sensíveis.

o Number of recent screen captures to store. O valor default é de 25 telas, mas você pode aumentar ou diminuir esse número. PSR registra somente a quantidade máxima default de “prints de tela”. Por exemplo, se você precisou capturar 30 telas durante uma gravação, mas a quantidade máxima permitida era de apenas 25, as primeiras 5 telas serão perdidas, em favor das 5 últimas. Nesse caso, basta aumentar o numero máximo de telas permitidas.

Article ID: MSW700044

Finalizando com uma dica pessoal: após iniciar a gravação, minimize o PSR, enquanto realiza os passos necessários para documentar o problema. E lembre-se: o que voce digita não aparece na gravação (Use a opção de “Adicionar Comentários”), mas todos os seus cliques são devidamente registrados.