quinta-feira, 21 de março de 2013

DNS Benchmark – avaliação comparativa

 

Depois de publicar o artigo do OpenDNS, sobrou uma questão relevante, ainda, a ser investigada: afinal, qual é o servidor DNS mais indicado, mais eficaz, mais recomendado, para o meu (seu) uso ?

O diferencial do OpenDNS se dá por intermédio do FamilyShield, que oferece, gratuitamente, uma ferramenta de controle de conteúdo. A relevância desse serviço é indiscutível, mas se esse não é o seu caso, seria preciso investigar um pouco mais. E a propósito, quais são os servidores DNS mais próximos a minha localidade geográfica ?

O aplicativo gratuito da Gibson Research, DNS Benchmark, responde a essas questões. Afinal, o que é, e para que serve ?

O DNS Benchmark serve para medir e avaliar a performance do servidor DNS atribuído ao seu computador / rede local interna, quando comparado com outros servidores DNS públicos disponíveis, estejam eles geograficamente próximos ou não.

Não é necessária a instalação; baixe o programa do site da Gibson e execute diretamente o aplicativo. Importante: é expressamente recomendado que nenhum outro aplicativo que faça acesso à internet esteja ativo quando o Benchmark for acionado, para garantir, o quanto possível, a precisão das medições.

http://www.grc.com/intro.htm

A_A

A_B

Por default o DNS Benchmark carrega uma lista “global” de servidores DNS; após o acionamento do Benchmark, é programa sugere que o usuário disponha de 37 minutos para montar a própria lista de 50 maiores servidores DNS, relevantes à localização geográfica do usuário. Recomendo 500% a montagem dessa lista; sem essa intervenção, o próprio teste de Benchmark perde um pouco o sentido. Uma vez montada a “Top 50” personalizada, a lista é armazenada pelo aplicativo, e será carregada todas as vezes que o programa for acionado.

Siga o conselho do próprio Gibson, e não se deixe intimidar pela tela carregada de informações. É preciso ler e digerir com calma a aba de “conclusões”.

Findo o teste de Benchmark, clique na tela de resultado com o botão direito do mouse; existe uma opção para salvar os resultados em formato de arquivo csv.

Exemplo de Benchmark

a_01

a_02

segunda-feira, 18 de março de 2013

Achando o caminho mais fácil para remover a sua conta de um site

 

http://www.techsupportalert.com/content/find-information-how-delete-accounts-various-sites-quickly-and-easily.htm

Updated 25. February 2013 - 15:06 by Anupam

De vez em quando, surge a necessidade (ou o desejo) de remover uma conta em um site. Não é incomum acontecer de você quase revirar o site de cabeça para baixo, tentando achar onde fica o “delete account” ou coisa parecida. Ou seja, para cancelar a sua conta, o site não facilita a sua vida.

Os dois sites aqui apresentados se propõem a oferecer informações e links diretos para a remoção de contas em sites populares, tais como Facebook, Hotmail, Twitter, Google, e outros, economizando seu tempo e sua paciência.

www.accountkiller.com/en/

O site desejado pode ser facilmente localizado por intermédio de uma “search box” posicionada na página principal, com recursos de auto completar. Digite apenas algumas poucas letras, e se o site existir na base de dados, o nome complete irá surgir para o usuário. A lista completa dos sites pode ser consultada pelo link marcado “All sites”, igualmente na página principal.

Uma característica interessante: accountkiller separa os sites em três categorias, “whilelisted”, “blacklisted” e “greylisted”. Tradução livre: “lista branca”, “lista negra” e “lista cinza”. Os sites “lista branca” são aqueles que permitem que você remova a sua conta sem muita dor de cabeça. Os sites “lista negra” são aqueles que não permitem que você remova a sua conta; ou seja, uma vez que você abra uma conta em um site dessa categoria, você não pode mais deletá-la. É isso mesmo; beco sem saída! Bem, a boa notícia é que você pode consultar essas “listas”, antes de se decidir por abrir uma conta em um determinado site.

Os sites “lista cinza” são aqueles que requerem um “esforço maior e concentrado” de sua parte para, finalmente, remover a sua conta. Isso inclui enviar e-Mails solicitando o cancelamento da conta (!).


O segundo site:

http://deleteyouraccount.com

Ainda que não ofereça uma lista de sites tão ampla quanto o primeiro, ainda assim fornece informação útil para a remoção da sua conta.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Proteja seus filhos do acesso impróprio na Web

 

OpenDNS Family Shield - www.opendns.com/parental-controls/

Este trabalho é dedicado a todos os pais e educadores, realmente preocupados com o conteúdo a que seus filhos estão expostos, com o acesso cada vez mais precoce que as crianças tem à Internet, nesses nossos dias digitais.

Este post parte do pressuposto de que o leitor tenha algum conhecimento básico do que sejam servidores DNS, e de sua importância dentro da estrutura da Internet. Foram disponibilizados recentemente dois artigos a este respeito neste espaço.

http://tiforbetter.blogspot.com.br/2013/03/como-e-porque-alterar-seu-servidor-dns.html

http://tiforbetter.blogspot.com.br/2013/03/o-que-sao-e-o-que-fazem-servidores-dns.html

O OpenDNS é um serviço de resolução de DNS (Domain Name System). Esse serviço oferece resolução de DNS para pessoas e empresas, como uma alternativa ao servidor de DNS do seu provedor de internet. O Family Shield é um serviço gratuito dentro do OpenDNS que oferece controle de conteúdo e proteção contra alguns dos ataques mais comuns da internet.

 

Vantagens objetivas na adoção do OpenDNS:

 

  • Maior estabilidade na conexão web, e em tese, maior rapidez no acesso a algumas páginas da web. Não se trata de um “acelerador”; sua conexão não vai ficar mais rápida; como o OpenDNS possui servidores espalhados em pontos geográficos estratégicos, e um grande volume de armazenamento cache, oferece condições técnicas para uma resolução de DNS mais eficaz, possibilitando o acesso à página requisitada (ou às páginas requisitadas), mais rapidamente. Importante: você não vai notar mudanças apreciáveis para páginas já armazenadas em cache local.

 

  • Controle Parental: boa parte das residências nos dias de hoje possuem uma série de dispositivos conectados à Internet, quase sempre por intermédio de um roteador wireless. São computadores, iPads, videogames, smartphones. Começa a ficar raro achar uma escola ou instituição de ensino (não publica, mas com honrosas exceções) que não possua a sua rede interna, com dezenas de computadores conectados. A adoção do OpenDNS Family Shield proporciona o controle do conteúdo a qualquer dispositivo conectado à sua rede doméstica.

 

Como funciona

A grosso modo, cada requisição de acesso a uma página da Web passa por um servidor (ou servidores) DNS. Pelo menos um servidor DNS é atribuído automaticamente à sua rede doméstica (ou ao dispositivo diretamente conectado ao modem) pelo seu provedor de internet. Para conferir, basta iniciar uma sessão de prompt (Iniciar à Acessórios à Prompt de Comando) e digitar o comando IPCONFIG /ALL.

Nessa configuração, você não exerce controle algum sobre o que é requisitado à Web.

A substituição dos servidores DNS atribuídos à sua rede doméstica abre espaço para que você possa configurar que tipo de conteúdo passa a ser permitido dentro da sua rede doméstica, e o que será bloqueado.

OpenDNS classifica os milhões de sites na Internet em 56 categorias, tais como: “adulto”, “jogos”, “fraudes acadêmicas”, “media social”, etc. É oferecido o controle seletivo de conteúdo; os pais podem bloquear categorias inteiras de conteúdo, ou realizar bloqueio individual dos sites considerados inseguros ou de conteúdo problemático para a sua família. Existe ainda a opção por níveis de bloqueio: baixo, médio ou alto. O filtro de nível baixo impede acesso somente ao conteúdo adulto; o filtro de nível alto bloqueia conteúdo adulto, sites de redes sociais, sites de compartilhamento de vídeos, e outros mais.

 

As opções operacionais são:

 

  • Modificação na configuração de cada dispositivo conectado à sua rede domestica, individualmente, ou
  • Alteração da configuração de seu roteador, seja ele wireless ou não.

 

É perfeitamente possível modificar somente alguns dispositivos selecionados, talvez todos os desktops, mas não o notebook. Enfim, depende da estratégia de cada um.

Importante: a recomendação do OpenDNS é pela alteração da configuração no roteador. O motivo é bem simples: uma vez alterado os endereços de servidores DNS no roteador, todos os demais dispositivos a ele conectados herdam essa mesma configuração, automaticamente. Então, se você optar por modificar o roteador, não é necessário mexer nas máquinas. Se você considera arriscado se envolver com a configuração do roteador, pode realizar a alteração somente em máquinas escolhidas. Uma rede doméstica com um computador e um notebook pode não representar muitas horas de trabalho na modificação de cada máquina, mas para uma rede com cerca de 10 ou mais computadores conectados, passa a valer a pena investir um tempo na configuração do seu roteador.

 

Passos necessários para a adoção do Family Shield

  1. Alterar o(s) dispositivo(s) selecionado(s), informando os novos endereços IP dos servidores DNS do OpenDNS Family Shield (208.67.222.123 e 208.67.220.123);
  2. Abrir uma conta no OpenDNS, onde será informado o endereço IP atribuído à sua rede pelo seu provedor de internet;
  3. Configurar o nível de acesso e filtros.

Existe ainda um passo importante a ser cumprido, que é a atualização do seu endereço IP junto ao OpenDNS. Se você não sabe se a sua conexão à internet se realiza através de IP fixo ou IP dinâmico, muito provavelmente o seu acesso é via IP dinâmico; esse é o meu caso. Para garantir que as suas configurações sejam corretamente aplicadas ao seu perfil, é necessário atualizar constantemente a sua conta no OpenDNS com o seu endereço IP corrente. Para tal, o OpenDNS fornece uma programa gratuito que faz essa atualização, o OpenDNS Updater. Uma vez instalado ele é carregado no logon da máquina, e roda em background. Não acredito ser necessário deixa-lo rodando, mas existe um “truque” para fechar o Update, conforme mostrado no roteiro.

Roteiros passo a passo

Modificando máquinas no Windows XP

http://dl.dropbox.com/u/8703253/Tutorial%20OpenDNS_WinXP.pdf

Modificando máquinas no Windows 7

http://dl.dropbox.com/u/8703253/Tutorial%20OpenDNS_Win7.pdf

Modificando roteadores à fica complicado oferecer um tutorial, com a infinidade de modelos de roteadores disponíveis no mercado. O OpenDNS oferece um tutorial que abrange as marcas mais famosas, e conta ainda com um “genérico”, se seu roteador não fizer parte da lista.

https://store.opendns.com/setup/router/

Criando uma conta e configurando o OpenDNS

http://dl.dropbox.com/u/8703253/Tutorial%20OpenDNS_Comum.pdf

 

Avaliação Parcial

Eu venho usando o Family Shield há muito pouco tempo, e não consegui, ainda, chegar a uma conclusão final. Funciona, sim, mas ainda não é uma panaceia para barrar 100% de todos os acessos indesejáveis. O bloqueio depende da classificação de conteúdo (rating) do OpenDNS, e são literalmente milhões de sites pela rede. Por outro lado, o Family Shield é flexível o suficiente para permitir que você mesmo “avise” ao OpenDNS os sites indesejáveis que você não quer que seu filhos tenham acesso. Isso pode ser feito na área “Manage Individual domais”, apresentado no roteiro de criação de conta no OpenDNS.

Finalmente, apresento um teste simples, e o resultado obtido no browser:

B_07

domingo, 3 de março de 2013

Verifique a segurança do seu roteador contra Ataques

 

Artigo original :

http://www.techsupportalert.com/content/test-your-pcs-security-outside.htm

Updated 27. February 2013 - 7:23 by rob.schifreen

Ultimamente, as noticias de ataques de malwares e de quebras de segurança passaram a fazer parte do noticiário diário, saindo do espaço antes reservado exclusivamente aos Geeks e Nerds. Sinal desses nossos tempos digitais.

Como podemos impedir essa tal invasão ? Como podemos nos certificar de que isso já não aconteceu em nosso sistema doméstico ? Como avaliar nosso potencial de risco ? Como podemos ter a certeza de que se alguém tentar entrar na nossa casa, não vai encontrar uma porta aberta ?

O Shields Up é um serviço gratuito da Gibson Research, que simula uma invasão ao seu computador, e estabelece o grau de proteção oferecido pelo seu roteador às tentativas de conexão remota, por um variado numero de portas da internet. Em tese o Firewall do seu roteador deve estar configurado para bloquear conexões externas à essas portas; o Shields Up realiza essa avaliação gratuitamente.

Normalmente eu sou desconfiado desses “serviços de avaliação gratuita” da internet. O que me levou finalmente a publicar esse post foi o curioso fato de ter recebido artigos sobre o Shields Up de duas fontes diferentes, com diferença de uma semana entre eles. Além disso, eu sou um antigo freqüentador do site da Gibson Research, em busca de material conceitual e prático sobre DNS. Um dos artigos, da IDG Now, foi publicado nesse blog :

http://tiforbetter.blogspot.com.br/2012/12/cinco-apps-para-voce-proteger-seu.html

Acesse www.grc.com/intro.htm, e do menu Services, selecione Shields Up. Clique no botão Proceed. Um bom lugar para começar é pelo botão Common Ports.

Shield1

Idealmente, o resultado da verificação deveria ser Uncontactable. Eu ganhei uma surpresinha. Tenho lição de casa a fazer no meu roteador.

Shield2

Importante: não acione esse serviço a partir do computador da empresa onde você trabalha. Alarmes de invasão podem ser acionados, e você pode acabar sendo responsabilizado.

Como (e porque) alterar seu Servidor DNS

 

Artigo original : http://www.techsupportalert.com/content/how-change-dns-server.htm

Tradução para o portugues em :

https://dl.dropbox.com/u/8703253/How%20to%20Change%20DNS%20Server.pdf

O que são e o que fazem servidores DNS

 

Artigo Original : http://www.techsupportalert.com/content/what-dns-servers-do.htm

Traduzido para o portugues em:

https://dl.dropbox.com/u/8703253/O%20que%20servidores%20DNS%20fazem.pdf