Updated 31. May 2012 - 21:00 by v.laurie
Qualquer um que tenha enfrentado um computador mal comportado e que precisou descrever o problema para um funcionário (ou funcionária) de um suporte técnico remoto, sabe que essa não é uma tarefa fácil. Windows é complicado, e palavras podem ser inadequadas. O velho ditado de que uma imagem fala mais do que mil palavras é mais do que pertinente nesses casos, e o Windows 7 possui uma ferramenta pouco conhecida para registrar as telas do seu sistema em ação.
A ferramenta é chamada de Problem Steps Recorder, PSR. Acho que a tradução seria algo como “Gravador de Problemas Passo a Passo”. Vamos ficar com a sigla original ...
Essa ferramenta permite que você capture as telas da sequencia de etapas que levam a um determinado problema, de modo a que outra pessoa possa rever as suas ações e sugerir possíveis soluções. Você pode escrever comentários, na medida em que trafega pela sequencia de telas. Ao finalizar a gravação do seu problema, as telas da sequencia de etapas, adicionadas dos seus comentários e de todos os “clicks” registrados no processo, são salvas em um único arquivo zipado, do tipo que pode ser lido com um browser. A ressalva desse último comentário é que o arquivo é salvo em formato MHT, que é mais frequentemente associado ao Internet Explorer.
Como usar o PSR
1. A partir da Barra de Pesquisa digite “psr” (sem as aspas) seguido da tecla <enter>. A janela mostrada mais abaixo deverá se abrir para você.
2. Clique em “Iniciar Gravação”. Faça uso do aplicativo com problemas, seguindo normalmente por todos os passos e etapas de seu uso. Você pode pausar a gravação e reiniciá-la a qualquer tempo.
3. Em qualquer ponto da gravação, você pode destacar uma área particular da tela, e adicionar uma nota de texto, clicando em “Adicionar Comentário”.
4. Clique em “Parar Gravação” quando terminar.
5. Na caixa de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar”. Toda a operação será salva como um arquivo MHT compactado.
Abra o arquivo com um browser e verifique seu conteúdo. Se julgar satisfatório, você pode enviar por e-mail para a ajuda de alguém mais experiente, ou suporte técnico.
Nem todos os problemas com PC poderão ser documentados mediante o uso dessa ferramenta; por outro lado, é uma opção gratuita digna de nota.
More information – Um link da Microsoft sobre o PSR.
http://windows.microsoft.com/en-US/windows7/How-do-I-use-Problem-Steps-Recorder
Como usar o Problem Steps Recorder?
Você pode usar o PSR para capturar automaticamente os passos percorridos por você no uso do computador, incluindo seus próprios comentários. Uma vez capturados esses passos, você pode salvá-los em um único arquivo, que pode ser usado por um profissional de suporte técnico, para a resolução de um problema.
Notas
Quando você usa a ferramenta de gravação, nada do que você digita será registrado. Se o conteúdo que você digita for parte importante da recriação do problema que você está tentando descrever, use a opção de adição de comentário, descrita mais adiante, para destacar em que ponto se encontra a ocorrência do problema.
Alguns programas, tais como jogos em tela cheia, podem não ser capturados adequadamente, ou podem não produzir detalhes suficientes para um suporte técnico profissional.
Para gravar e salvar ocorrências em seu computador
1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.
2. Clique Iniciar Gravação. Faça uso do aplicativo que você deseja registrar, seguindo normalmente todos os passos e etapas de uso para reproduzir o problema. Você pode pausar a gravação em qualquer momento, e reiniciá-la mais tarde.
3. Clique em Parar Gravação.
4. Na janela de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar” (o arquivo é salvo com a extensão .zip).
Para visualizar a gravação, abra o arquivo .zip que você acabou de salvar, e execute um duplo clique sobre ele. O documento será aberto em seu browser.
Para enviar o resultado por e-mail
- Após a gravação e a geração do arquivo de tipo .zip, clique na seta do help (símbolo ), e então clique em “Enviar para destinatário de e-Mail”. A tela de envio de nova mensagem do seu aplicativo de e-Mail irá se abrir, com o último arquivo gerado anexado à mensagem.
Para adicionar comentários
1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.
2. Clique Iniciar Gravação.
3. Quando desejar adicionar um comentário em uma determinada tela/passo do problema, clique em “Adicionar Comentário”.
4. Use seu mouse para destacar a parte da tela relativa ao seu comentário, digite seu texto na caixa Realçar Área do Problema e Digitar Comentário, e então confirme clicando em OK.
5. Clique em Parar Gravação.
6. Na janela de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar” (o arquivo é salvo com a extensão .zip).
Ajuste de Configurações
Os ajustes nos parâmetros de configuração do PSR são válidos apenas para a sessão corrente de gravação. Ao fechar e reabrir o PSR, você terá de volta os parâmetros regulares (default) de configuração.
1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.
- Clique na seta do help (símbolo ), e então clique em “Configurações”.
3. Você pode alterar as seguintes configurações:
o Output Location. Clique no botão de Browse e defina previamente um nome de arquivo para ser salvo ao final do processo.
o Enable screen capture. Informe “não” se você não deseja capturar os “prints de tela” juntamente com as informações de adicionais de cliques. Aparentemente, uma opção estranha, a menos que você esteja gravando telas de um aplicativo que mostre informações pessoais, como Home Banking, dentro outros, e não quer divulgar dados considerados sensíveis.
o Number of recent screen captures to store. O valor default é de 25 telas, mas você pode aumentar ou diminuir esse número. PSR registra somente a quantidade máxima default de “prints de tela”. Por exemplo, se você precisou capturar 30 telas durante uma gravação, mas a quantidade máxima permitida era de apenas 25, as primeiras 5 telas serão perdidas, em favor das 5 últimas. Nesse caso, basta aumentar o numero máximo de telas permitidas.
Article ID: MSW700044
Finalizando com uma dica pessoal: após iniciar a gravação, minimize o PSR, enquanto realiza os passos necessários para documentar o problema. E lembre-se: o que voce digita não aparece na gravação (Use a opção de “Adicionar Comentários”), mas todos os seus cliques são devidamente registrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário