Este “post” representa o conteúdo de 2 artigos diferentes, que se complementam um ao outro.
Primeiro, o mais básico:
O Backup automático (e desconhecido) do Windows 7
http://www.techsupportalert.com/content/automatic-windows-7-file-backup-you-didn-t-know-you-had.htm
Updated 22. November 2011 - 13:57 by v.laurie
O Windows 7, e algumas edições do Windows Vista, possuem uma funcionalidade muito útil, e pouco conhecida, chamada de “Versões Anteriores”. Ativado pelo System Restore ou pelo Windows Backup, “Versões Anteriores” realiza uma cópia de backup, automática, de arquivos individuais e pastas monitoradas, uma vez ao dia, mantendo um histórico de alterações ao longo do tempo.
As cópias de backup (shadow copies) não podem ser acessadas diretamente; para consultar as versões anteriores, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta desejado, e selecione a opção “Restaurar versões anteriores”. Uma caixa de diálogo será apresentada, relacionando as versões prévias do objeto.
No exemplo abaixo, o folder “Fontes” é verificado. Somente datas onde ocorreram alterações são apresentadas.
Existem botões que permitem diferentes tipos de operação sobre a versão anterior do arquivo ou pasta selecionado: o botão de “Copiar” oferece ao usuário a possibilidade de criar uma cópia da versão selecionada, e salvá-la em uma localização diferente. A opção de “Restaurar” irá substituir a versão corrente do arquivo ou pasta com o conteúdo da versão prévia selecionada.
Estratégias para recuperação de arquivos
http://www.techsupportalert.com/content/use-these-tricks-recover-lost-files-windows-7.htm
Updated 2. January 2014 - 2:52 by v.laurie
Acredito que a maioria de nós já passou pela situação de ter apagado um arquivo, para amargar o arrependimento mais tarde. Sem cópia externa, e sem a opção de contar com um software de recovery, é a hora de apelar às funcionalidades do sistema operacional. Partindo do pressuposto de que o System Restore esteja habilitado, o Windows 7 possui uma ferramenta pouco conhecida de backup automático de arquivos e pastas, chamada de “Shadow Copies”. Esse serviço cria cópias de backup chamadas de “Versões Anteriores”. Para recuperar uma versão anterior, você deve, necessariamente, se lembrar do nome do arquivo removido, e em que pasta ele estava.
Estratégias para a recuperação (teste: recuperar arquivo Network.ini da pasta Util):
· Abra a lista de versões anteriores da pasta que contém o arquivo perdido;
· Selecione a versão da pasta em uma data em que ainda continha o arquivo apagado;
· Você pode usar o botão “Copiar” para gravar todo o conteúdo da pasta (na sua versão antiga) em outro lugar, separado da pasta original, para então, selecionar e copiar o arquivo em que você está interessado. Cuidado: se você clicar no botão “Restaurar”, todos os arquivos da pasta atual serão substituídos por suas versões anteriores, o que pode ser algo bem indesejável.
· A operação de “Copiar” irá abrir uma caixa de diálogo, onde você pode escolher o lugar de destino da sua cópia.
Observe atentamente o resultado da opção “Abrir” (ou clique duplo sobre a primeira pasta da lista): voce tem a sensação de que o Explorer abriu a sua pasta original, mas não se engane; repare no cabeçalho (caminho) da pasta, no destaque em vermelho. Esse é o acesso real à Shadow Copy de versão imediatamente anterior.
Uma segunda opção:
· Crie uma “versão dummy” do arquivo apagado, com mesmo nome e extensão do original, localizado na mesma pasta. O conteúdo deste arquivo é irrelevante.
· Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo dummy.
· No menu de contexto, clique em Propriedades;
· Clique na aba “Versões Anteriores”
· Com sorte, uma lista de cópias de backup do seu arquivo perdido será apresentada; selecione a cópia desejada (provavelmente, a mais recente), e clique no botão “Restaurar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário