Artigo original:
http://www.howtogeek.com/255206/how-use-your-router-and-isps-modemrouter-combo-in-tandem/
Quando se trata de tecnologia, os piores tipos de problemas são aqueles
difíceis de identificar. Se seu provedor de internet fornece um modem que
simplesmente não funciona, é fácil de identificar, e em tese, fácil de
resolver. Basta trocar o modem. Mas o que dizer de pequenos (e irritantes)
indícios de mau funcionamento, que acontecem aleatoriamente, por várias semanas
a fio, e que não seguem uma regra determinada ?
Conectar dois roteadores simultaneamente em uma rede doméstica é exatamente o tipo de situação onde esses “problemas fantasmas” podem surgir. Se sua rede local doméstica possui dois roteadores (um fornecido pelo provedor de internet, e o outro, comprado por você), existe uma boa chance de que você acabe, inadvertidamente, tendo uma grande dor de cabeça com a sua rede.
Conectar dois roteadores simultaneamente em uma rede doméstica é exatamente o tipo de situação onde esses “problemas fantasmas” podem surgir. Se sua rede local doméstica possui dois roteadores (um fornecido pelo provedor de internet, e o outro, comprado por você), existe uma boa chance de que você acabe, inadvertidamente, tendo uma grande dor de cabeça com a sua rede.
A situação mais comum é a seguinte:
seu provedor fornece a você “gratuitamente” um modem que é, na verdade, uma
combinação de modem e roteador wireless. Entretanto, não satisfeito com a
cobertura do wireless na sua residência, você adiciona um modelo de sua
escolha. Agora, todo o seu tráfego de internet está passando pelos dois
roteadores.
Embora essa seja a versão mais comum
do problema, ela também pode se manifestar se você conectar dois roteadores em
paralelo. Talvez você tenha um roteador de reserva, e decida usá-lo como um
switch para oferecer algumas portas Ethernet adicionais, ou um roteador
wireless atuando como ponto de acesso suplementar, sem a devida configuração.
Seja pela ligação em série, seja em
paralelo, você termina em uma situação onde qualquer comunicação dentro da sua
rede doméstica pode acabar passando (ou deve acabar passando) através de dois
roteadores. Isso não é necessariamente ruim, a menos que ambos os dispositivos
estão rodando o serviço NAT (Network Address Translation). Essa situação
configura o que chamamos de “duplo NAT”.
O serviço NAT do seu roteador é peça fundamental no funcionamento de uma rede; esse serviço recebe todas as requisições que chegam ao seu roteador doméstico, endereçados ao seu IP público (IP de internet), e direciona (traduz) as requisições para os endereços internos de sua rede (IP privado). Quando existem dois serviços desse tipo atuando simultaneamente, as coisas podem ficar complicadas, na medida em que todas as requisições de rede são forçadas a passar por dois eventos de tradução.
Na melhor das hipóteses, a existência
de dois roteadores, nas configurações já mencionadas, introduz uma latência em
suas conexões de rede. Isso pode causar uma percepção de atraso ou falta de
performance em aplicações sensíveis, tais como jogos on line. No pior cenário,
inviabiliza completamente o UPnP (Universal Plug and Play) e outros serviços de
roteamento, que se baseiam no firme pressuposto de que o roteador estará sempre
conectado diretamente ao mundo exterior, a grande internet do mundo, e não a
uma outra “rede interna” (UPnP é um serviço que realiza automaticamente o
direcionamento de portas, sem que você precise configurá-las explicitamente). Dessa
forma, quando um dispositivo em sua rede conectado a um roteador (que por sua
vez, está conectado a um outro roteador) procura estabelecer uma conexão através
do serviço de UPnP, termina sendo direcionado, não para a internet, mas para o
outro roteador, e esse direcionamento acaba em um “beco sem saída”.
Como detectar se você tem um double
NAT
O teste mais simples que você pode
realizar: faça o Login em cada um de seus roteadores, acesse o painel de
controle, e verifique qual é o endereço IP WAN do seu roteador, também
conhecido como “IP de Internet”, “Endereço de Internet” ou “Endereço Público”.
No print de tela acima, você pode
observar que o IP Address do roteador está identificado como “189.*.*.*; uma
simples pesquisa com o comando “ping” em prompt de comando resulta que este
endereço pertence a um provedor de serviço de internet. O que não queremos ver são
endereços IP do tipo 192.168.0.1, 10.0.0.1 ou 172.16.0.01, endereços característicos
de redes privadas. Se esse for o caso em seu roteador, significa que ele não
está diretamente conectado à internet, e sim, a algum outro dispositivo de roteamento.
Como corrigir o problema
Existem várias formas de eliminar o
problema do double NAT. O que apresentamos a seguir são recomendações
genéricas, uma vez que não seria possível alinhar as soluções para todos as
(inúmeras) marcas e modelos de roteadores existentes no mercado.
Vamos pela situação mais comum nos
dias de hoje: você possui um modem/router fornecido pelo seu provedor de
acesso, e um roteador wireless de sua escolha. A melhor solução, nesse caso, é
alterar a configuração do modem/router para o modo “bridge” (ponte). O chamado “bridging”
é uma antiga técnica de configuração que conecta de modo transparente duas
redes diferentes. Alterando o formato de operação do modem/router para o modo “bridge”
instrui o dispositivo a atuar simplesmente como modem, desligando todas as
funções de roteamento.
Prós: fácil e rápido
Contras: não devem haver mais quaisquer
dispositivos (PC, consoles, etc), conectados depois do modem. A ligação do
modem com o seu roteador pessoal é única direta, e todos os demais dispositivos
devem ser, necessariamente, gerenciados pelo roteador pessoal. O mesmo vale
para as conexões Wi-Fi. Se o modem/router também provia sinal de wireless a
alguns dispositivos de sua rede doméstica, esse serviço passa a ser de
responsabilidade do seu roteador pessoal.
Faça uma pesquisa no google com a
expressão “bridge mode” junto com a marca e modelo do roteador fornecido pelo
seu provedor de internet, e procure localizar as instruções para alterar o modo
de funcionamento para bridge. O print de tela abaixo temos um exemplo do painel
de controle de um modem/router Cisco, encontrado em dezenas de modelos mais
comumente usados:
O artigo original traz
mais alternativas e links de apoio para aqueles que ainda não tem familiaridade
com as terminologias aqui usadas.
A ideia central deste post
é o de alertar para o problema em si, e oferecer um primeiro contato com uma
solução de fácil execução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário