domingo, 2 de junho de 2013

Para resetar a senha do Windows e se livrar do GbPlugin

 

Saudações!

Achei que, por um bom tempo, não haveria muito mais a publicar neste blog. Até que um vizinho me pediu ajuda; ele havia perdido a senha de administrador do Windows. Foi então que me lembrei da ferramenta em questão.

Trinity Rescue Kit, www.trinityhome.org, é uma distribuição Linux gratuita, construida especificamente para atuar como ferramenta de reparo e recuperação. Funciona em máquinas Windows e Linux.

As possibilidades são amplas, e fogem ao escopo deste blog. O site é muito bem organizado, com farta documentação, ainda que em ingles. Os textos estão bem montados; são claros, diretos e objetivos, em linguagem de fácil acesso (ainda que a ferramenta em sí não seja lá muito indicada para usuários iniciantes).

O reset de senha do meu vizinho mal levou 5 minutos.

Quanto ao GbPlugin, bem, essa é uma outra estória. É o que eu chamo de “trabalhinho sujo”. É preciso bootar a máquina pelo CD ou Pen Drive, montar um volume de trabalho, e partir com calma e cuidado para a navegação em linha de comando. Antes da “navegação”, é preciso identificar onde estão os arquivos. No meu caso, C:\Program Files (x86)\Gbplugin. É preciso apagar na unha os arquivos do GbPlugin, o que impede a inicialização do serviço no boot normal do Windows. Recomendável também identificar os serviços associados ao Gbplugin; use o Autorun da Microsoft, ou outro de sua preferencia.

Depois de remover completamente os arquivos, o boot normal do Windows vai “reclamar” da falta de arquivo, quando tentar subir o serviço. Normal; nesse ponto, voce já está livre da “praga”. Já é possivel usar as ferramentas do próprio Windows para remover os serviços, e usar o CCleaner para terminar o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário