sábado, 12 de outubro de 2013

Descubra o que os drivers e serviços do Windows estão fazendo

 

Updated 12. June 2013 - 10:28 by v.laurie

http://www.techsupportalert.com/content/find-out-what-windows-drivers-and-services-are-doing-powerful-free-utility.htm

Em uma publicação anterior, apresentamos um utilitário que facilita a alteração do status dos Serviços do Windows. Entretanto, a ferramenta em questão não foi projetada para dar muitos detalhes acerca dos Serviços.

Destinada aos usuarios experientes, o ServiWin é uma ferramenta gratuita que fornece um caminhão de informações sobre os Servicos ativos em seu computador. Indo além, também provê informações sobre os drivers em seu sistema.

O ServiWin é da NirSoft, um desenvolvedor frequentemente citado nesse blog. O link para a página do desenvolverdor, contendo a descrição da ferramenta: http://www.nirsoft.net/utils/serviwin.html; o link para o download está posicionado perto do final da página. O utilitário é portátil e não necessita de um instalador, podendo ser acionada de qualquer folder local ou pen drive. Ainda assim, existem duas versões à escolha, uma com um instalador executável (self-install), e outra contida em um único arquivo zip.

Como de costume em se tratando de utilitários NirSoft, o pacote traz um arquivo de help do tipo CHM e um “readme.txt”. Quando a aplicação é acionada, um pequeno arquivo de configuração de 1 Kb é criado. A ferramenta roda à partir do Windows XP, e devido à sua natureza, precisa ser acionada por um usuário com privilégios de Administrador. Não existem especificações relativas a compatibilidade com sistemas de 64-bits; rodou perfeitamente bem em sistemas Win 7 e Win 8.

Abaixo apresentamos a interface principal do aplicativo.

Selecione uma linha e clique com o botão direito do mouse para mais opções.

Clique duplo sobre a linha abre uma tela de Propriedades.

 

No canto superior esquerdo (vide destaque) existem as opções para a visualização dos Serviços ou dos Drivers do sistema.

Um leque interessante de configurações é oferecido ao usuário, tais como: visualização de serviços não oriundos do Windows (Show Only Non-Windows Services); seleção das colunas de informação, e em que ordem são mostradas; tela com linhas de “grid”. Existe recurso para a exportação em formato Html.

As opções disponiveis quando se usa o botão direito do mouse são ainda mais atraentes. Existe o “básico” quando se trata de Serviços, ou seja, ações para Parar e Iniciar um serviço, mas o destaque vai para um “acesso direto” ao Google para a pesquisa de mais informações acerca daquele item. O menu de contexto para a lista de Drivers é similar e permite ao usuário escolher se aquele driver específico será carregado ou não quando o computador iniciar.

Os demais recursos são bastantes intuitivos, se voce se der ao trabalho (e a calma) de ler o help e examinar atentamente a interface. As descrições vão muito além do óbvio, do tipo “um serviço está ativo ou não, se é manual ou automática”; destacamos informações importantes, como o que realmente aquele serviço faz, a que desenvolvedor pertence, quais são as suas dependencias, que arquivo está envolvido.

Uma excelente ferramenta, gratuita, mas ainda assim, uma ferramenta para usuários experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário