quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Como realizar uma verificação de segurança de um arquivo antes de baixa-lo da Internet

 

https://www.techsupportalert.com/content/how-make-quick-and-easy-online-antivirus-check-file-or-app-downloading-it.htm

Updated 26. November 2013 - 18:52 by v.laurie

Certamente, todos gostam de baixar coisas pela Internet. É estimulante e instrutivo experimentar aplicativos diferentes (especialmente os gratuitos). Infelizmente, existe um risco nessa prática; nesses dias, todo o cuidado é pouco quando se trata do conteúdo baixado da Web em seu computador.

Existe uma forma simples (e gratuita !) de tornar seus downloads mais seguros.

VirusTotal (www.virustotal.com) é um serviço online gratuito que analisa arquivos e URLs suspeitos, e facilita a detecção de vírus, worms, cavalos de tróia e todos os tipos de arquivos maliciosos. Segundo o site, o tamanho máximo do arquivo a ser submetido é de 64 MB. Uma vez feito o upload, VirusTotal passa a bombardear o “suspeito” com varreduras de (literalmente) dezenas de softwares antivírus e antimalware de fabricantes diferentes, gerando um relatório final sobre a análise.

Certo, se você está fazendo o upload do arquivo, ele já está no seu PC, e talvez a segurança do seu sistema já tenha sido comprometida. Não haveria um jeito de submeter este arquivo ao serviço antes do download ?

A ideia do complemento para browsers VirusTotal é poder submeter o link do download ao serviço sem precisar baixa-lo. O complemento adiciona uma entrada no menu de contexto do seu browser (botão direito do mouse) que oferece a verificação online de uma URL.

Em meu teste, usando o Firefox, selecionei baixar a nova versão do FastStone Image Viewer, do site Filehippo.com.

EVT5

Cliquei com o botão direito do mouse sobre o link “Download Latest Version :

evt6

Cliquei na opção “Scan with Virus Total”. Eis o resultado:

evt7

Rolando a tela para baixo, você poderá ver todos os produtos de segurança que ajudaram a compor a taxa de detecção.

Porém, mais uma pequena surpresa me aguardava. Ao finalmente selecionar para realizar o download, pude verificar uma pequena, e importante, modificação no menu de opções:

evt8

O complemento para o Firefox também modifica as opções da janela de download. Esse, alias, tornou-se o meu procedimento favorito. Não testei com os outros browsers, mas aparentemente, o complemento para o Firefox é o único que modifica a dialog de download.

O complemento descrito aqui é muito útil; porém, as varreduras “pré-download”, se podemos chamar assim, não são defesa completa contra infecções, nem devem substituir as medidas de segurança que você normalmente usa em suas atividades.

Como obter o complemento VirusTotal para os três principais browsers:

Nenhum comentário:

Postar um comentário