sexta-feira, 21 de março de 2014

O mais amigável Monitor de Trafego de Rede

 

https://www.techsupportalert.com/content/friendliest-network-traffic-monitor-ever.htm

Updated 7. March 2014 - 14:39 by rob.schifreen

Para ser capaz de ter acesso ao log de informações que trafegam pelos dispositivos de sua rede, seja cabeada ou WiFi, é preciso ter a mão um tipo de utilitário chamado Analisador de Protocolo. Essa categoria de aplicativo permite que você monitore com quais endereços de rede seu PC conversa, e a grosso modo, o que é “dito” nesse “papo”. É possível visualizar o conteúdo de cada pacote de informação que trafega entre seu PC e todos os sites e computadores remotos nos quais você conecta.

De longe, um dos melhores softwares de monitoramento de tráfego de rede é o Wireshark (www.wireshark.com). É poderoso, gratuito e faz bem o seu trabalho. Por outro lado, Wireshark requer um certo grau de conhecimento técnico, com uma curva acentuada de aprendizado, e está longe de ser intuitivo.

O que torna o Capsa atraente é o fato de ser intuitivo. Ele realiza um trabalho similar ao Wireshark, mas é bem mais amigável e de fácil entendimento.

Capsa é produzido pela Colasoft, e você pode baixar a versão gratuita em http://www.colasoft.com/capsa-free. Considerando que a versão Full (Empresarial) custa em torno de US$ 1.000,00, a versão gratuita não-comercial é uma barganha, já que oferece praticamente a maioria dos recursos de que um usuário pode precisar.

O pacote é um download de 20MB, livre de malware de acordo com VirusTotal, e deve funcionar em todas as versões recentes do Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário