sábado, 4 de fevereiro de 2017

Como realizar o backup das configurações de seus programas Windows e transferi-los para outro PC



Este artigo é para você, que migrou “n” vezes de PC ao longo dos anos, e em todas as vezes, teve que refazer manualmente todas as configurações dos seus programas Windows, e deixa-los, sempre, do jeito que você quer (e gosta).
CloneApp é um aplicativo gratuito que se propõe a salvar e restaurar as configurações de programas Windows, de modo a transferi-las para uma outra máquina facilmente. O aplicativo é portátil, e dispensa instalação.
Clone App suporta uma ampla base de programas, dentre eles: Microsoft Office, Microsoft Edge, Photoshop, DisplayFusion, Evernote, foobar2000,LibreOffice, MusicBee, PotPlayer e TeamViewer. Até a data deste artigo, são 247 programas na lista, e a chance é de que esse número aumente. 
A lista completa pode ser consultada no link: http://www.mirinsoft.com/downloads/ca_support/allapps.txt.
Faça o download da versão portátil no link a seguir:
São 414 KB de arquivo compactado. O executável principal foi examinado pelo VirusTotal, e saiu “limpo”:







Crie um novo folder, e descompacte o conteúdo do arquivo zip.








Importante: CloneApp só efetua a operação de Backup se for executado em modo Administrador. Caso o aplicativo seja acionado sem essa providencia, será apresentada mensagem de falta de privilégios para gerar o backup:



















Para acionar em modo Administrador, navegue até o folder criado para armazenar o aplicativo, e clique com o botão direito do mouse sobre o executável “Cloneapp”; selecione “Executar como Administrador”:



 





Configurações
Antes de acionar o backup, vamos examinar a parte de configurações:
 




O quadro em destaque mostra o caminho onde o backup será salvo. Por default, CloneApp reserva um folder denominado “Backup” no mesmo diretório onde o aplicativo está localizado. Recomendamos manter esse caminho default. Uma vez que o aplicativo é portátil, fica mais fácil transportar tanto o aplicativo quanto todos os backups, seja para um HD externo, seja para um drive de rede. Se desejar alterar o local de backup, clique no botão “Browse” à direita da caixa de edição, e selecione um novo caminho.
A segunda caixa de edição, logo abaixo do destaque, mostra o caminho onde os arquivos de log de atividades serão salvos. Nesse caso, trata-se do mesmo folder onde o aplicativo está localizado.
Deixe a opção “Clone Apps in separate folder” marcada, para que o aplicativo salve os arquivos de backups em folders separados, um para cada aplicativo selecionado. Ainda melhor, cada folder terá o nome do aplicativo selecionado, o que ajuda muito na organização.
Existe a opção de uso do aplicativo 7-Zip para gerar backup com compressão de dados. Para tal, marque a caixa “Enable 7z Compression”.
Nos casos de conflitos de arquivo, CloneApp mostra, por default, uma caixa de diálogo do Windows, pedindo a confirmação de cada operação, durante a operação de backup (tipicamente, algo como “arquivo já existente, tem certeza de que deseja sobreescrever?”). Se você marcar a caixa “Display dialogs in Clone Conflicts”, verá que o texto dessa configuração muda imediatamente para “Respond silent to all Clone conflicts”, e a caixa já vem pré selecionada. Cuidado: nessa configuração, CloneApp entende que deve responder a “sim” a todos os Conflitos detectados, nenhuma caixa de diálogo será apresentada, e todos os arquivos serão automaticamente sobreescritos.
Estamos prontos para realizar nosso primeiro backup. A título de exemplo, vamos selecionar o 7-Zip, e o Microsoft Office.
 












Essa é a tela principal do CloneApp. A aba “Supported” apresenta a lista de programas habilitados pelo fabricante; a aba “Installed” fornece a lista dos seus programas instalados. Permaneça na aba “Supported”; localize os programas desejados, e marque a caixa correspondente.

Observe o botão posicionado no canto superior direito, com o título “What is being backed up?”. Clicar nesse botão fornece um “preview” da sua operação, sem que ela seja de fato acionada:
 












Finalmente, clique no botão “Start CloneApp”, e observe a operação se desenrolar em janelas de diálogo. Ao final, um pequeno Log da operação é apresentado:

 

 










Se retornarmos ao folder da aplicação, poderemos verificar as subpastas criadas, com os nomes dos programas Windows que selecionamos para o backup:
 





Fazendo o caminho inverso

Para que as configurações passem a fazer parte do seu novo PC (ou uma nova instalação, do zero, em seu PC atual), você deve copiar para um HD externo, ou drive de rede, todo o folder onde o CloneApp está instalado. Transfira todo esse conteúdo para o novo PC, replicando os mesmos folders.

Acione o CloneApp, e selecione o programa em que deseja realizar a restauração das configurações. Clique no botão “Restore”.

 













O Log da operação é apresentado na tela.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário