quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O que são arquivos thumbs.db? Posso deletá-los ?

 

http://www.techsupportalert.com/content/what-are-thumbsdb-files-and-can-i-delete-them-windows.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+gizmosbest+%28Gizmo%27s+Best-ever+Freeware%29

Atualizado em 19 de Setembro de 2011 - 6:33 by rhiannon

Eu passo um bom tempo usando o Windows Explorer, realizando várias tarefas. De vez em quando eu encontro um arquivo cuja extensão não me é familiar. Thumbs.db é um bom exemplo disso.

Você não verá arquivos thumbs.db a menos que tenha marcado a opção “Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos” ( Show Hidden Files and Folders ) no painel “Modos de Exibição”.

Thumbs.db armazena gráficos, filmes e alguns arquivos de documentos, gerando um preview do conteúdo de uma pasta usando thumbnail cache. Esses arquivos são gerados automaticamente pelo Windows, de modo a que o conteúdo de uma pasta não precise ser recalculado a cada vez que a pasta é visualizada.

Você pode desabilitar a geração automática do thumbs.db, uma opção útil se você está com pouco espaço em disco. Eu usei os dois modos (habilitado e desabilitado) por bastante tempo e não observei qualquer queda no rendimento do sistema, ou mesmo alteração na velocidade de visualização dos arquivos. Eu optei por desabilitar a geração automática. De qualquer maneira, arquivos thumbs.db podem ser removidos com segurança; serão recriados pelo Windows, se a geração automática estiver habilitada.

Desabilitando thumbs.db no Windows XP:

· Abrir “Meu computador”

· Clique em “Ferramentas”

· Clique em “Opções de Pastas”

· Selecione “Modos de Exibição”

· Marque “Não Armazenar miniaturas em cache”

· Clique em Ok

Desabilitando thumbs.db no Windows Vista e 7:

· Clique no botão Iniciar

· Clique em “Painel de Controle”

· Selecione “Opções de Pasta”

· Clique em “Modos de Exibição”

· Na seção de Arquivos e Pastas, marque o botão perto a “Sempre mostre ícones, nunca thumbnails”

· Clique em Aplicar

· Clique em Ok

Você pode precisar acionar uma Limpeza de Disco para remover os arquivos thumbs.db que já foram criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário