domingo, 10 de junho de 2012

Uma ferramenta pouco conhecida do Windows 7 para obter ajuda com problemas no seu PC.

 

http://www.techsupportalert.com/content/how-use-little-known-tool-getting-help-windows-7-problems.htm?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+gizmosbest+%28Gizmo%27s+Best-ever+Freeware%29

 

Updated 31. May 2012 - 21:00 by v.laurie

Qualquer um que tenha enfrentado um computador mal comportado e que precisou descrever o problema para um funcionário (ou funcionária) de um suporte técnico remoto, sabe que essa não é uma tarefa fácil. Windows é complicado, e palavras podem ser inadequadas. O velho ditado de que uma imagem fala mais do que mil palavras é mais do que pertinente nesses casos, e o Windows 7 possui uma ferramenta pouco conhecida para registrar as telas do seu sistema em ação.

A ferramenta é chamada de Problem Steps Recorder, PSR. Acho que a tradução seria algo como “Gravador de Problemas Passo a Passo”. Vamos ficar com a sigla original ...

Essa ferramenta permite que você capture as telas da sequencia de etapas que levam a um determinado problema, de modo a que outra pessoa possa rever as suas ações e sugerir possíveis soluções. Você pode escrever comentários, na medida em que trafega pela sequencia de telas. Ao finalizar a gravação do seu problema, as telas da sequencia de etapas, adicionadas dos seus comentários e de todos os “clicks” registrados no processo, são salvas em um único arquivo zipado, do tipo que pode ser lido com um browser. A ressalva desse último comentário é que o arquivo é salvo em formato MHT, que é mais frequentemente associado ao Internet Explorer.

Como usar o PSR

1. A partir da Barra de Pesquisa digite “psr” (sem as aspas) seguido da tecla <enter>. A janela mostrada mais abaixo deverá se abrir para você.

2. Clique em “Iniciar Gravação”. Faça uso do aplicativo com problemas, seguindo normalmente por todos os passos e etapas de seu uso. Você pode pausar a gravação e reiniciá-la a qualquer tempo.

3. Em qualquer ponto da gravação, você pode destacar uma área particular da tela, e adicionar uma nota de texto, clicando em “Adicionar Comentário”.

4. Clique em “Parar Gravação” quando terminar.

5. Na caixa de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar”. Toda a operação será salva como um arquivo MHT compactado.

Abra o arquivo com um browser e verifique seu conteúdo. Se julgar satisfatório, você pode enviar por e-mail para a ajuda de alguém mais experiente, ou suporte técnico.

Nem todos os problemas com PC poderão ser documentados mediante o uso dessa ferramenta; por outro lado, é uma opção gratuita digna de nota.

More information – Um link da Microsoft sobre o PSR.

http://windows.microsoft.com/en-US/windows7/How-do-I-use-Problem-Steps-Recorder

Como usar o Problem Steps Recorder?

Você pode usar o PSR para capturar automaticamente os passos percorridos por você no uso do computador, incluindo seus próprios comentários. Uma vez capturados esses passos, você pode salvá-los em um único arquivo, que pode ser usado por um profissional de suporte técnico, para a resolução de um problema.

Notas

Quando você usa a ferramenta de gravação, nada do que você digita será registrado. Se o conteúdo que você digita for parte importante da recriação do problema que você está tentando descrever, use a opção de adição de comentário, descrita mais adiante, para destacar em que ponto se encontra a ocorrência do problema.

Alguns programas, tais como jogos em tela cheia, podem não ser capturados adequadamente, ou podem não produzir detalhes suficientes para um suporte técnico profissional.

Para gravar e salvar ocorrências em seu computador

1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.

2. Clique Iniciar Gravação. Faça uso do aplicativo que você deseja registrar, seguindo normalmente todos os passos e etapas de uso para reproduzir o problema. Você pode pausar a gravação em qualquer momento, e reiniciá-la mais tarde.

3. Clique em Parar Gravação.

4. Na janela de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar” (o arquivo é salvo com a extensão .zip).

Para visualizar a gravação, abra o arquivo .zip que você acabou de salvar, e execute um duplo clique sobre ele. O documento será aberto em seu browser.

Para enviar o resultado por e-mail

  • Após a gravação e a geração do arquivo de tipo .zip, clique na seta do help (símbolo ), e então clique em “Enviar para destinatário de e-Mail”. A tela de envio de nova mensagem do seu aplicativo de e-Mail irá se abrir, com o último arquivo gerado anexado à mensagem.

Para adicionar comentários

1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.

2. Clique Iniciar Gravação.

3. Quando desejar adicionar um comentário em uma determinada tela/passo do problema, clique em “Adicionar Comentário”.

4. Use seu mouse para destacar a parte da tela relativa ao seu comentário, digite seu texto na caixa Realçar Área do Problema e Digitar Comentário, e então confirme clicando em OK.

5. Clique em Parar Gravação.

6. Na janela de Diálogo “Salvar Como”, informe o nome do arquivo, e clique em “Salvar” (o arquivo é salvo com a extensão .zip).

Ajuste de Configurações

Os ajustes nos parâmetros de configuração do PSR são válidos apenas para a sessão corrente de gravação. Ao fechar e reabrir o PSR, você terá de volta os parâmetros regulares (default) de configuração.

1. Clique no botão de Inicio e digite psr. Na lista de resultados apresentados, clique psr.

  1. Clique na seta do help (símbolo ), e então clique em “Configurações”.

3. Você pode alterar as seguintes configurações:

o Output Location. Clique no botão de Browse e defina previamente um nome de arquivo para ser salvo ao final do processo.

o Enable screen capture. Informe “não” se você não deseja capturar os “prints de tela” juntamente com as informações de adicionais de cliques. Aparentemente, uma opção estranha, a menos que você esteja gravando telas de um aplicativo que mostre informações pessoais, como Home Banking, dentro outros, e não quer divulgar dados considerados sensíveis.

o Number of recent screen captures to store. O valor default é de 25 telas, mas você pode aumentar ou diminuir esse número. PSR registra somente a quantidade máxima default de “prints de tela”. Por exemplo, se você precisou capturar 30 telas durante uma gravação, mas a quantidade máxima permitida era de apenas 25, as primeiras 5 telas serão perdidas, em favor das 5 últimas. Nesse caso, basta aumentar o numero máximo de telas permitidas.

Article ID: MSW700044

Finalizando com uma dica pessoal: após iniciar a gravação, minimize o PSR, enquanto realiza os passos necessários para documentar o problema. E lembre-se: o que voce digita não aparece na gravação (Use a opção de “Adicionar Comentários”), mas todos os seus cliques são devidamente registrados.

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