sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alerta de Segurança: desabilite o Java agora

  • Aug 28, 2012 12:00 PM EST

By Neil J. Rubenking

http://securitywatch.pcmag.com/none/302019-security-warning-disable-java-now

Aviso: considere que, muito provavelmente, o site de banco que voce acessa se baseia na plataforma Java. Desabilitar o Java pode deixar voce sem o seu bank line. Pondere a informação compartilhada nesse post, e use-a com critério.

Java já foi saudada como a linguagem do tipo “escreva uma vez, rode em qualquer lugar”. Em teoria, um único programa Java poderia rodar em qualquer plataforma que suporte Java. Esse sonho nunca chegou exatamente à perfeição, e nesses dias, o Java se tornou um dos vetores de ataque favoritos para os hackers. Em ocorrência recente, o Cavalo de Tróia “FlashBack” invadiu computadores Macintosh através de uma vulnerabilidade Java.

Em meados do mês de Agosto, pesquisadores em segurança do “FireEye” acharam uma nova vulnerabilidade no Java, crítica o suficiente para merecer a recomendação de desabilitar o Java, até a publicação de uma correção de segurança. Essa correção poderá demorar a ser publicada. Neil McAllister do “The Register” destaca que a Oracle opera em um severo ciclo de atualizações de quatro meses, e a próxima atualização não é esperada senão em meados de Outubro. Tanto McAllister quanto a FireEye não recomendam a troca do Java por uma versão mais antiga, uma vez que as versões antigas também contam com suas próprias vulnerabilidades.

Como desabilitar o Java.

Usuários Chrome devem começar por digitar “chrome://plugins” na barra de endereços do browser. Role a tela até o Java e clique no link para desabilitá-lo. Processo similar é feito no Opera. Inicialmente, entre com a linha “about:config” na barra de endereços. Clique na guia Java para expandir essa seção, desmarque o checkbox, e clique no botão Save.

Desligar o Java no Internet Explorer já não é tão simples. Por outro lado, existe uma configuração simples no Windows que irá desabilitar o Java, tanto para o IE quanto para o Firefox:

· Abra o Painel de Controle e acesse o Java. Se você não visualizar o ícone, alterne para a Visão Clássica (no Windows XP) ou pequenos ícones (Windows 7 ou Vista);

· Clique na aba Avançado (Advanced) e expanda o item intitulado Java padrão para navegadores (Default Java for Browsers);

· Desmarque as caixas para Microsoft Internet Explorer e para a família Mozilla. É possível que você tenha que clicar no item e pressionar a barra de espaços para limpar as marcas;

· Clique em Ok.

JAVA1

Para se certificar do sucesso da operação, visite a página de teste do Java em http://java.com/en/download/testjava.jsp, para cada um dos browsers que você utiliza.

Ocasionalmente, você poderá acessar um website baseado em Java, embora um levantamento realizado pela TechLogon destaca que o uso do Java é reservado principalmente para sites de jogos e calculadoras online. Se necessário, você pode temporariamente habilitar o Java para estes sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário