quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Um grande progresso na tela de arquivos do Windows


Assunto Gerenciamento de Arquivos
Categoria Utilitarios
Ferramenta Listary
Fabricante Bopsoft
Site www.listary.com
 
http://www.techsupportalert.com/content/great-improvement-windows-file-dialog.htm

Você está usando seu programa favorito para editar um documento, foto, página da web, arquivo de áudio, vídeo, etc; para carregar ou salvar um arquivo, você acessa “Arquivo” no menu de opções, e seleciona Abrir (Open), Salvar (Save) ou Salvar Como (Save As). Eis que surge a tela padrão do Windows de seleção de arquivos, na qual você deve selecionar o arquivo que deseja abrir, ou informar o nome do arquivo que deseja salvar. Frequentemente, você precisa navegar por uma floresta de pastas antes de localizar o arquivo que você precisa, ou posicionar na pasta onde você quer que seu arquivo seja armazenado. Esse é um método que pouco (ou nada) mudou desde as primeiras versões do Windows.

Existem aplicativos gratuitos que fazem um trabalho muito melhor, e um deles é o Listary (www.listary.com).

Listary roda em todas as versões recentes do Windows, e trabalha tanto em 32 como em 64 bits. O instalador é um download de aproximadamente 6MB, ou, se preferir a versão portátil, 8MB.

Com o Listary, você vai notar uma pequena janela, posicionada na parte de baixo da famosa tela padrão do Windows, a cada vez que for acionada a opção de abrir / salvar arquivos, conforme ilustrado mais abaixo. Posicione o cursor dentro da janela de pesquisa, e comece a digitação do nome do arquivo ou pasta que você deseja abrir; podemos observar dois fenômenos interessantes: primeiro, existe uma função de auto completar na pequena janela de pesquisa; segundo, observe que a própria janela de diálogo padrão do Windows é atualizada instantaneamente, de acordo com o texto fornecido na janela de pesquisa. 
 
Como se isso não fosse o bastante, você pode configurar o Listary para armazenar as suas pastas favoritas, e dessa forma, ter acesso instantâneo com um simples click de mouse. Para ter esse mesmo acesso a partir da Área de Trabalho, basta dar um clique duplo, e ver surgir o menu de opções do Listary. O Listary oferece uma relação de Documentos Abertos Recentemente (Recent), e conta com uma opção “Smart”, ainda mais recheada de ferramentas.
 
O site do aplicativo fornece ampla e detalhada documentação sobre cada uma das características do produto, além de um ótimo tutorial em vídeo (procure por “watch overview vídeo”).
 
Abrindo arquivos com o Word. 


Selecionando uma pasta, previamente cadastrada como favorita.


A pasta é imediatamente acessada, após o click simples.


O recurso de auto completar em ação.


Finalmente, um click duplo na Área de trabalho traz o menu de opções do Listary.







Nenhum comentário:

Postar um comentário