segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Você sabe quantas aplicações tem acesso à sua conta Google ?

 

http://www.techsupportalert.com/content/do-you-know-how-many-apps-have-access-your-google-account.htm

Updated 5. October 2012 - 3:08 by rob.schifreen

A Internet é plena de bons serviços gratuitos. Existem inúmeras menções nesse site, como por exemplo, o SocialShields.com, da Avira. Muitos desses sites proporcionam uma facilidade no acesso: para evitar que você crie uma conta especifica (username e senha), tendo que usá-la a cada vez que um acesso precisar ser feito, muitos desses serviços permitem que você faça o login usando uma conta e senha pré-existente do Google, Facebook, Twitter, ou Linkedin. Dito de outra forma, e já citando um exemplo prático, ao invés de criar um usuário e senha unicamente para ter acesso ao SocialShields, eu faço o login usando a minha conta do Facebook. Fácil, prático e conveniente ! O problema (sempre tem que ter um “problema”) é que, com o tempo, a gente tem a tendência de esquecer quantos (e quais) desses sites e serviços você fez uso dessa prática.

Só porque você parou de usar um site ou serviço em particular não significa que esse site não tenha acesso a, digamos, sua conta do Google. O que não me parece ser uma boa ideia, mesmo que seja usado apenas para verificar a sua identidade.

No caso especifico do Google, é fácil rever a lista de sistemas, aos quais você permitiu o acesso. De posse dessa lista, você pode decidir revogar o acesso a qualquer um desses sites com um único clique de mouse.

No seu browser, acesse http://accounts.google.com, e quando requisitado, realize o login. Clique na opção “Segurança”:

Logo após, localize a opção “Autorizar aplicativos e sites”, e clique no botão “Editar”:

Agora, você pode ver quais aplicações tem acesso à sua conta, e o grau de acesso concedido:

Clique no botão “Revogar acesso” a quaisquer sites e serviços que desejar:

De uma olhada na sua conta; você pode ficar surpreso com o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário