sábado, 27 de outubro de 2012

Monitore o tráfego aéreo internacional

 

Saudações !!

Este site é contribuição de um colega da empresa na qual trabalhamos.

www.Flightradar24.com permite a nós, reles mortais, acompanhar, em tempo real, a movimentação dos aviões no espaço aéreo mundial.

A página é inicialmente carregada com um mapa ao estilo de Google Earth (se é que não é o próprio). Em alguns instantes, sua tela/mapa ficará literalmente coalhada de pequenos sinalizadores no formato de aviões, cada um deles representando um voo real (!). Sinalizadores amarelos são informações obtidas em tempo real; sinalizadores laranjas são informações obtidas com um delay de 5 minutos.

Quando você desloca o ponteiro do mouse sobre qualquer um dos sinalizadores, surge uma tag indicando qual é a identificação do voo. Exemplos, “TAM3260”, “GOL1961”, “TAP221”, e assim por diante. Se você clicar sobre o sinalizador, um painel informativo detalhado surge à esquerda da sua tela, e a rota do voo é “pintada” em roxo no mapa.

Como se já não fosse o bastante, no painel informativo existe um botão azul denominado “Cockpit View”. Para o funcionamento, é necessário realizar o download e instalação do Plugin do Google Earth (GoogleEarthPluginSetup.exe). O resultado pode ser visto na tela abaixo.

Não se trata, de forma alguma, de imagens reais. É uma simulação da visão da tripulação a partir da cabine do avião. Mesmo assim, é impressionante ... quando funciona. O recurso é meio “enroscado” para funcionar. Por várias ocasiões, eu obtive a mensagem de erro no funcionamento, com um link para a reinstalação do plugin, ou a orientação para recarregar a página. Recarregar a página funcionou comigo; eu não tive que reinstalar mais nada. É preciso um pouquinho de paciência, mas os resultados compensam, e muito.

Eu consegui acompanhar os 15 minutos finais da aproximação do voo EIN432, de Veneza para Dublin; um voo da Swiss Air com destino a Londres; um voo da TAM, partindo do Rio de Janeiro com destino a Fortaleza.

Não sei se vocês vão concordar comigo, mas acredito ser perceptível que este sistema não funciona direito (ainda) para a América do Sul. Digo isso no sentido da cobertura das aeronaves. No Hemisfério Norte, a cobertura é muito mais ampla, e todos os recursos funcionam muito melhor.

Boa diversão !

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