segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como migrar seus dados para um HD maior

 

http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/02/19/dica-saiba-como-migrar-seus-dados-para-um-hd-maior/

Acontece com todo mundo: de repente o HD de seu PC começa a parecer pequeno demais para todos os documentos, fotos, filmes e músicas que você armazena. Você faz uma pesquisa online, e descobre que os preços de HDs “imensos” são muito menores do que você imaginava. Um clique e dois dias depois você tem em mãos um espaçoso HD novinho em folha, e uma dúvida: como migrar os dados do HD antigo para o novo?

Você até pode plugar o HD novo ao seu computador e arrastar os arquivos do HD velho para ele, mas este é um processo lento, tedioso e propenso a erros. E se o novo HD for o disco primário (ou “de boot”) da máquina, você também precisará de uma forma de copiar o sistema operacional, seus aplicativos e os dados relacionados. A melhor solução? Clonar o disco antigo.

Leia também
Aprenda a evitar os erros mais comuns na montagem de um PC
Ferramentas essenciais para fazer a montagem ou a manutenção de seu PC

Primeiro você vai precisar conectar o HD novo e o velho ao PC simultâneamente. Se seu computador é um desktop, tem uma baia de 3.5” sobrando e você não se incomoda em mexer dentro dele, basta conectar o novo HD como um disco secundário. O manual do seu computador, ou da placa-mãe, deve ter instruções sobre como fazer isso.

clonadisco_case-580px.jpg
Detalhe de um "case" externo. Ele é como um "estojo" (daí o nome) com uma porta USB

Mas se você não gosta muito da idéia de ficar fuçando, ou se seu computador não tem uma baia livre, você pode transformar temporariamene seu novo HD em um disco externo. Para isso você precisará de um adaptador SATA-USB, ou um “case” USB, que podem ser encontrados em lojas de informática por menos de R$ 50. Eu recomendo o case, já que depois que terminarmos o processo você pode colocar o HD antigo nele e transformá-lo em um disco externo. 

Com os dois discos conectados ao PC e reconhecidos pelo sistema, você vai precisar de software para fazer a clonagem. Eu recomendo o EaseUS Todo Backup Free, que além de gratuito é fácil de usar. E além da clonagem ele também faz backup em imagens de disco, então é uma boa ferramenta para ter sempre à mão.

clonadisco_easeus-580px.jpg
Com o EaseUS Todo Backup instalado, clique em Clone (1), Disk Clone (2) e siga as instruções na tela

O processo é simples: instale e rode o programa, e clique em Clone no painel à esquerda. Então clique em Disk Clone e siga as instruções na tela. Mas preste atenção: na última página do assistente, antes de clicar em Proceed (prosseguir), redimensione as partições no disco de destino (arrastando a divisória indicada abaixo) para tirar proveito de todo o espaço no disco novo. Senão ele terá exatamente o mesmo “tamanho” do original, e o espaço extra será desperdiçado.

clonadisco_resize-580px.jpg
No último passo do assistente, redimensione a partição de destino (arrastando a divisória
indicada totalmente para a direita), para tirar proveito de todo o espaço no novo HD

O processo de clonagem via USB pode demorar horas, especialmente se o HD de destino estiver conectado a uma porta USB 2.0. Vá dar uma volta, tirar uma soneca ou assistir um filme. Talvez todos os três. Deixe o computador sozinho e volte algumas horas depois.

Quando tudo estiver terminado, desligue o PC, retire o velho HD interno e coloque o novo em seu lugar, conectado exatamente da mesma forma. Ligue a máquina e aguarde o boot para ter certeza de que tudo funciona. O primeiro boot pode demorar um pouco até que o sistema se acostume ao novo hardware, mas depois disso não deve haver problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário