sexta-feira, 25 de julho de 2014

Gerenciando Pontos de Restauração no Win 7 e 8

 

http://www.techsupportalert.com/content/creating-and-managing-windows-7-and-8-system-restore-points-really-easy-way.htm

Updated 19. May 2014 - 23:33 by v.laurie

A funcionalidade de criar pontos de restauração automáticos é uma ferramenta importante para o funcionamento do Windows. Infelizmente, o caminho padrão fornecido pelo sistema operacional para o acesso, consulta e manutenção dos pontos de restauração envolvem um certo número de passos. Existe uma forma melhor, mais simples, mais rápida e organizada de criar, remover e manter pontos de restauração.

A aplicação é chamada de Restore Point Creator, mas ele vai além da simples criação de pontos de restauração. Um ponto importante é a manutenção dos pontos de restauração já existentes, e da alocação de espaço default em disco, destinado a armazenar os restore points.

O site do desenvolvedor é

http://www.toms-world.org/blog/restore_point_creator.

Vídeo tutorial disponível em

http://www.toms-world.org/blog/restore_point_creator/help-videos

Existe uma versão com instalador e um download de 423 KB em formato zip para acionamento portátil. A versão portátil não requer instalação, mas o seu acionamento cria um arquivo de log no folder a partir do qual é executado. Roda em maquinas a partir do Windows XP, mas requer .NET Framework 4.0, e usuário com privilégios de administrador.

Acionando o aplicativo em Win 7, a primeira tela que chama a atenção, além da interface, é um aviso sobre o espaço alocado no sistema para o armazenamento de pontos de restauração. Existe a opção do Auto Fix, e da configuração manual.

Rest01

Ao selecionar Fix Manually, a seguinte opção é apresentada:

Rest03

Tomei o caminho de não alterar essa configuração, e passei a examinar a interface do programa propriamente dita:

Rest02

Pode até ser considerado “coisa de nerd”, mas achei interessante poder visualizar restore points criados pelo Revo Uninstaller.

Para remover pontos de restauração, basta selecioná-lo e clicar com o botão direito do mouse:

Rest04

Após algumas deleções, fiquei curioso para verificar o espaço restante de alocação. Acesse o menu System Restore Point Utilities, e clique em View Disk Space Usage:

Rest05

Pode ser coisa de nerd, mas eu particularmente gostei de saber a taxa de espaço restante para a realização de futuros restore points. Um programa simples, mas nem por isso simplório.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário