sábado, 9 de agosto de 2014

Mapeamento gráfico da cobertura de sinal Wi-Fi

 

http://www.ekahau.com/wifidesign/ekahau-heatmapper

Ekahau Heatmapper é um software desenvolvido para PCs que tem por meta mapear a cobertura de sinal Wi-Fi de um determinado espaço. Em termos de funcionalidades, é muito similar ao Inssider, ou seja, ambos permitem localizar pontos de acesso, redes disponíveis, publicam respectivos MAC address, SSIDs, canais de uso e tipo de segurança implementadas.

http://tiforbetter.blogspot.com.br/2012/03/rastreador-de-redes-wi-fi-gratuito.html

A proposta do Heatmapper é demonstrar a cobertura do sinal sobre um mapa ou grid. Se por algum acaso do acaso você tiver um mapa da sua casa ou apartamento no formato jpeg ou similar, ótimo, muito bem. Caso contrário, você joga no meu time, e vai partir do zero, mesmo, e usar a funcionalidade “grid”.

O link abaixo mostra um vídeo de utilização, nos casos de importação de mapa:

https://www.youtube.com/watch?v=67TcxZs7rMo

A instalação do heatmapper não oferece dificuldades nem complicações. No entanto, para mapear a área, você deve caminhar pelo espaço, clicando com o botão esquerdo do mouse; então, a opção é instalar em um notebook (caso contrário, não faz muito sentido).

No acionamento, selecione “I don´t have a map image – work with a grid”.

Eka1

· Comece a caminhar pelo espaço (casa, apartamento, etc.).

· Clique com o botão esquerdo sempre que você virar, parar ou começar a caminhar.

· Clique com o botão direito do mouse quando acabar.

Você pode fazer quantos mapeamentos quiser, embora o site do fabricante alerte para uma limitação máxima de 15 minutos (não entendi se é o tempo total, ou 15 minutos de mapeamento por vez). As telas seguintes mostram as minhas duas tentativas de mapeamento de uma residência com um único roteador wireless. Acho que a segunda tentativa ficou um pouco melhor; existe realmente um ponto conhecido de degradação de sinal, mostrado à esquerda do mapa; a identificação dos demais pontos de acesso evidencia claramente que não estamos sozinhos no universo Wi-Fi ... estamos, mais precisamente, completamente cercados de sinais !

Minha avaliação pessoal: fiquei bastante animado, inicialmente, com a ideia de “mapeamento gráfico da cobertura de sinal”; grande era a minha expectativa. Mas, ao fim dos dois “surveys”, verifiquei que não existem mais quaisquer outras funcionalidades no programa (além de gerar um print de tela do mapa resultante). O site do fabricante deixa claro que o heatmapper é o “irmão mais novo” do Ekahau Site Survey (produto pago) e do Wi-Fi planning and site survey tool (produto pago). Imagino que esses produtos devam ser “de arrebentar”; nunca ouvi falar de nada parecido antes.

Eka2

A segunda tentativa (abaixo) foi um pouco melhor.

grid2

Compreendo que, sendo o produto gratuito, minha expectativa foi um tanto exagerada. Para nós, simples mortais da informática, acho que o “irmão mais novo” se esgota muito rapidamente. Espero sinceramente que vocês gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário