sábado, 27 de setembro de 2014

Veja como seu PC se conecta a rede em detalhes gráficos

 

http://www.techsupportalert.com/content/see-how-your-pc-uses-internet-incredible-detail.htm

Por vezes, a gente percebe que nosso sistema doméstico “ferve” com uma atividade aparentemente sem causa. Percebemos que o led do HD e os leds do roteador piscam tresloucadamente, e você nem está com o browser aberto; no máximo, um texto no Word ou coisa assim.

Claramente, essa atividade é devida a algum programa do Windows ou de um aplicativo instalado, um processo em background, que produz toda essa “conversa” entre o seu sistema e algum servidor perdido por esse mundo conectado.

Nessas ocasiões, gostaríamos de ver respondidas algumas perguntas básicas: quais são os programas que estão consumindo sua conexão de Internet, com quem estão conversando, e quanta largura de banda “isso” está ocupando ?

Glasswire é um aplicativo gratuito que apresenta a atividade da sua rede em um formato gráfico de fácil entendimento, e ao mesmo tempo, monitora seu tráfego em busca de indícios de comportamento não usual, que indique a presença de malware ou possíveis violações à sua privacidade. Qualquer atividade suspeita produz um alerta imediato, com informações detalhadas sobre a ocorrência.

O download é um executável de 15 MB, limpo de virus e malware, de acordo com VirusTotal, e pode ser obtido em www.glasswire.com.

A instalação é “direta”, sem tentativas ou “ofertas” para a instalação de software adicional (e indesejado).

Funcionalidades:

· Visualize a quantidade de dados usados por cada protocolo da internet (web, email, ftp, etc.)

· Acesse sua atividade de rede atual e passada, segmentada por tipo de tráfego, aplicação e localização geográfica. Glasswire permite que você descubra quais programas estão enviando e recebendo informações pela Internet, e com quais hosts a comunicação está sendo mantida; o componente “network security monitor“ mantém uma lista de domínios e endereços IP reconhecidos como ameaças conhecidas;

· Glasswire também atua como Firewall, podendo facilmente bloquear e desbloquear o acesso à Internet de aplicações específicas;

· Glasswire monitora a atividade de rede de seus servidores, produzindo alertas para ameaças potenciais.

Os detalhes gráficos são realmente de cair o queixo. É de se estranhar que seja (ainda) gratuito. Seguem algumas telas:

G01

G02

G03

G04

G05

Nenhum comentário:

Postar um comentário