domingo, 12 de junho de 2016

Dobrar o numero de roteadores também pode dobrar o numero de problemas

Artigo original: 
http://www.howtogeek.com/255206/how-use-your-router-and-isps-modemrouter-combo-in-tandem/

Quando se trata de tecnologia, os piores tipos de problemas são aqueles difíceis de identificar. Se seu provedor de internet fornece um modem que simplesmente não funciona, é fácil de identificar, e em tese, fácil de resolver. Basta trocar o modem. Mas o que dizer de pequenos (e irritantes) indícios de mau funcionamento, que acontecem aleatoriamente, por várias semanas a fio, e que não seguem uma regra determinada ? 

Conectar dois roteadores simultaneamente em uma rede doméstica é exatamente o tipo de situação onde esses “problemas fantasmas” podem surgir. Se sua rede local doméstica possui dois roteadores (um fornecido pelo provedor de internet, e o outro, comprado por você), existe uma boa chance de que você acabe, inadvertidamente, tendo uma grande dor de cabeça com a sua rede.
A situação mais comum é a seguinte: seu provedor fornece a você “gratuitamente” um modem que é, na verdade, uma combinação de modem e roteador wireless. Entretanto, não satisfeito com a cobertura do wireless na sua residência, você adiciona um modelo de sua escolha. Agora, todo o seu tráfego de internet está passando pelos dois roteadores.
Embora essa seja a versão mais comum do problema, ela também pode se manifestar se você conectar dois roteadores em paralelo. Talvez você tenha um roteador de reserva, e decida usá-lo como um switch para oferecer algumas portas Ethernet adicionais, ou um roteador wireless atuando como ponto de acesso suplementar, sem a devida configuração.
Seja pela ligação em série, seja em paralelo, você termina em uma situação onde qualquer comunicação dentro da sua rede doméstica pode acabar passando (ou deve acabar passando) através de dois roteadores. Isso não é necessariamente ruim, a menos que ambos os dispositivos estão rodando o serviço NAT (Network Address Translation). Essa situação configura o que chamamos de “duplo NAT”.















O serviço NAT do seu roteador é peça fundamental no funcionamento de uma rede; esse serviço recebe todas as requisições que chegam ao seu roteador doméstico, endereçados ao seu IP público (IP de internet), e direciona (traduz) as requisições para os endereços internos de sua rede (IP privado). Quando existem dois serviços desse tipo atuando simultaneamente, as coisas podem ficar complicadas, na medida em que todas as requisições de rede são forçadas a passar por dois eventos de tradução.
Na melhor das hipóteses, a existência de dois roteadores, nas configurações já mencionadas, introduz uma latência em suas conexões de rede. Isso pode causar uma percepção de atraso ou falta de performance em aplicações sensíveis, tais como jogos on line. No pior cenário, inviabiliza completamente o UPnP (Universal Plug and Play) e outros serviços de roteamento, que se baseiam no firme pressuposto de que o roteador estará sempre conectado diretamente ao mundo exterior, a grande internet do mundo, e não a uma outra “rede interna” (UPnP é um serviço que realiza automaticamente o direcionamento de portas, sem que você precise configurá-las explicitamente). Dessa forma, quando um dispositivo em sua rede conectado a um roteador (que por sua vez, está conectado a um outro roteador) procura estabelecer uma conexão através do serviço de UPnP, termina sendo direcionado, não para a internet, mas para o outro roteador, e esse direcionamento acaba em um “beco sem saída”.
Como detectar se você tem um double NAT
O teste mais simples que você pode realizar: faça o Login em cada um de seus roteadores, acesse o painel de controle, e verifique qual é o endereço IP WAN do seu roteador, também conhecido como “IP de Internet”, “Endereço de Internet” ou “Endereço Público”. 

 





No print de tela acima, você pode observar que o IP Address do roteador está identificado como “189.*.*.*; uma simples pesquisa com o comando “ping” em prompt de comando resulta que este endereço pertence a um provedor de serviço de internet. O que não queremos ver são endereços IP do tipo 192.168.0.1, 10.0.0.1 ou 172.16.0.01, endereços característicos de redes privadas. Se esse for o caso em seu roteador, significa que ele não está diretamente conectado à internet, e sim, a algum outro dispositivo de roteamento.
Como corrigir o problema

Existem várias formas de eliminar o problema do double NAT. O que apresentamos a seguir são recomendações genéricas, uma vez que não seria possível alinhar as soluções para todos as (inúmeras) marcas e modelos de roteadores existentes no mercado.
Vamos pela situação mais comum nos dias de hoje: você possui um modem/router fornecido pelo seu provedor de acesso, e um roteador wireless de sua escolha. A melhor solução, nesse caso, é alterar a configuração do modem/router para o modo “bridge” (ponte). O chamado “bridging” é uma antiga técnica de configuração que conecta de modo transparente duas redes diferentes. Alterando o formato de operação do modem/router para o modo “bridge” instrui o dispositivo a atuar simplesmente como modem, desligando todas as funções de roteamento.
Prós: fácil e rápido
Contras: não devem haver mais quaisquer dispositivos (PC, consoles, etc), conectados depois do modem. A ligação do modem com o seu roteador pessoal é única direta, e todos os demais dispositivos devem ser, necessariamente, gerenciados pelo roteador pessoal. O mesmo vale para as conexões Wi-Fi. Se o modem/router também provia sinal de wireless a alguns dispositivos de sua rede doméstica, esse serviço passa a ser de responsabilidade do seu roteador pessoal.
Faça uma pesquisa no google com a expressão “bridge mode” junto com a marca e modelo do roteador fornecido pelo seu provedor de internet, e procure localizar as instruções para alterar o modo de funcionamento para bridge. O print de tela abaixo temos um exemplo do painel de controle de um modem/router Cisco, encontrado em dezenas de modelos mais comumente usados:

 








O artigo original traz mais alternativas e links de apoio para aqueles que ainda não tem familiaridade com as terminologias aqui usadas. 

A ideia central deste post é o de alertar para o problema em si, e oferecer um primeiro contato com uma solução de fácil execução.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário