sábado, 4 de junho de 2016

Uma Impressora a Laser e um resistor barato (sim, existe risco)



Saudações!


O tema deste post é o “travamento” das impressoras a laser da Samsung. Pelo que andei pesquisando, de outras marcas, também.


Praticamente todo o texto é baseado em um artigo, cujo link segue logo mais abaixo. O artigo é bem completo, com um tutorial passo a passo ilustrado bastante interessante. Como a estória é um pouco longa, algumas partes foram meio que “editadas”, em nome da maior objetividade possível. Além do artigo, eu adiciono a minha experiência pessoal.


Tal qual o autor do artigo, eu possuo uma impressora Samsung CLP-365; e tal qual o autor do artigo, a minha impressora parou de funcionar, avisando que eu deveria substituir a unidade de imagem (image drum unit).


Aparentemente, a Samsung criou um modo interessante “adicional” de ganhar dinheiro com suas impressoras. Todos os consumíveis, os toners e a unidade de imagem, devem, necessariamente, serem substituídos quando a impressora “dizer que sim”. Vamos examinar em particular o caso da unidade de imagem. Trata-se de um item essencial em qualquer impressora a laser; eventualmente, ele vai se gastar, produzindo impressões de baixa ou até péssima qualidade. O problema é que essas impressoras tem uma espécie de “odômetro” interno, um contador de páginas, que determina que a unidade de imagem deve durar por, digamos, 5.000 páginas. Quando o contador atinge essa marca, a luz vermelha acende, e nada mais funciona. Mesmo que você esteja perfeitamente satisfeito com a qualidade das páginas impressas. Mesmo que a qualidade do resultado esteja como sempre esteve, desde que você comprou a impressora.


Valor da unidade de imagem: pelo menos 600 reais. Dispensa maiores comentários.


Entra a pesquisa no Google; resumo da ópera:


Parece que o MUNDO já se tocou faz tempo do fato que eu acabei de “descobrir”; você pode encontrar na internet, literalmente, milhares de soluções para o “reset” de sua impressora.


Mas, o que fez o nosso intrépido autor do artigo ? Descobriu (ou melhor, achou) uma forma de reset usando um resistor de 56 ohms.


Na frente da Unidade de Imagem, existe uma pequena parte removível de plástico; em uma peça nova, essa "casinha" de plástico aloja dois resistores, um de 200 K, e um outro instalado em paralelo, de apenas 56 ohms. Na verdade, o resistor de 56 ohms é um “fusistor”, segundo a própria descrição; após a instalação da nova Unidade de Imagem, e pouco depois de ligada a impressora, o fusistor “se abre”, deixando apenas o resistor de 200 K como elemento atuador.


O que ele fez: abriu o painel frontal da impressora; tirou a peça plástica do lugar (vide as fotos no link), evidenciando o resistor de 200 K; instalou o resistor de 56 ohms em paralelo; recolocou a peça plástica no lugar, e ligou a impressora. Luz vermelha se apaga; luz verde se acende !!


A minha experiência: eu adoro, simplesmente amo ir à rua Santa Ifigênia, em um dia de fulgurante calor. As coisas a que um nerd é submetido ....


Consegui localizar e remover a peça plástica; achei apenas um resistor instalado no local, o de 200 K. Até aqui, tudo normal. Levou algum tempo, mas consegui instalar o resistor de 56 ohms em paralelo. Coloquei a peça plástica no lugar; montei tudo de volta. Ligo a impressora. SIM ! A luz vermelha se apaga; a luz verde se acende !! E também um belo cheiro de queimado ... 


Desligo tudo rapidamente; retiro mais uma vez a peça plástica, e descubro meu (finado) resistor de 56 ohms absolutamente torrado !! Fazem mais de 30 anos que não vejo um resistor torrado.


Conclusão: existe um risco. Fiquem cientes de que existe RISCO. Por outro lado, é isso, ou tirar grana do bolso. Nem que seja para comprar uma impressora nova. 

Minha sugestão: se seguirem o tutorial, estejam preparados para desligar a impressora pouco de pois de a luz verde se acender. Esse pequeno detalhe NÃO É mencionado no artigo do link: o resistor de 56 ohms DEVE SER REMOVIDO APÓS o reset, e em hipótese alguma deve permanecer dentro da impressora !!!


Boa sorte.

Em tempo: se voce perceber, antes ou depois dessa pequena incursão nerd, que a impressora parou de imprimir colorido, e só produz trabalhos em preto e branco, verifique o seguinte ponto: (Win 7) painel de controle, dispositivos e impressoras, propriedades da impressora, aba "Opções do Dispositivo". Dentro de "Configurações de Administrador" procure pelo box "Imprimir apenas em escala de cinza". Se estiver marcado, desmarque, Aplicar, Confirmar. Sei lá ... não acredito em fantasmas, mas que eles existem, existem.

http://www.instructables.com/id/Samsung-CLP-365-Laser-Printer-DIY-Imaging-Drum-Uni/

Nenhum comentário:

Postar um comentário