quinta-feira, 15 de março de 2012

FastStone Image Viewer–Edição e Conversão de Imagens gratuito

 

Assunto

Manipulação de Imagens

Categoria

Edição e Conversão de Imagens

Ferramenta

FastStone Image Viewer

Fabricante

FastStone Soft

Site

http://www.faststone.org/FSViewerDetail.htm

FastStone Image Viewer é uma ferramenta de visualização, conversão e edição de imagens. Ele é rápido, estável e de uso amigável. Possui uma ampla variedade de recursos, dos quais destacamos visualização de imagem, gerenciamento, comparação, remoção do “olho vermelho”, envio de e-Mail, “resizing” (redimensionamento), corte, retoque e ajuste de cores.

O modo full-screen (tela cheia) é arrojado e inovador, permitindo acesso a inúmeras opções operacionais, através de barras de ferramentas escondidas, que surgem quando o ponteiro do mouse toca os quatro cantos da sua tela.

Outras funcionalidades incluem uma lente de aumento de alta qualidade, e um slideshow musical com mais de 150 tipos diferentes de efeitos de transição, anotações na imagem, suporte a scanner, histograma, e muito mais. O aplicativo suporta todos os principais formatos gráficos (BMP, JPEG, JPEG 2000, GIF animado, PNG, PCX, PSD, EPS, TIFF, WMF, ICO e TGA), além dos mais populares formatos de câmera digital (RAW formats, CRW, CR2, NEF, PEF, RAF, MRW, ORF, SRF, ARW, SR2, RW2 e DNG). 

Embora a interface principal pareça estar apinhada de botões, à primeira vista, as três janelas principais são bastante intuitivas. A maior delas apresenta imagens (de uma pasta selecionada) em formato “thumbnail”, ou seja, versões miniaturas da imagem principal. Clicar em uma dessas miniaturas coloca a imagem em uma janela de preview, localizada em um painel no canto inferior esquerdo da tela. Pressione o botão esquerdo do mouse sobre esse painel e você obtém um zoom de uma porção da imagem; arraste o mouse para “passear” com o zoom pela imagem.

Ainda que suas ferramentas de edição de imagens não tenham condições de competir com aquelas oferecidas por uma suíte paga, existe ainda bastante recurso aqui para satisfazer os mais exigentes. Particularmente, eu faço uso intenso da ferramenta de corte (crop), para montagem de documentação e evidencia de testes em telas de sistemas ERP. Para essa operação, a interface do FastStone é quase imediata: duplo clique no thumbnail traz a imagem full na sua tela; pressione “X” no teclado, e você tem o “crop board” à sua disposição; passa a ser uma questão de arrastar o mouse para delimitar a porção da imagem que você deseja extrair, e clicar no botão “crop”.

Outro uso quase mensal, para quem tem máquina digital e filho pequeno, é a conversão batch (conversão em lote) de uma sessão de fotos. O objetivo é redimensionar fotos recém-baixadas dá sua máquina digital, alterando algum aspecto, como tamanho, ou convertendo para algum outro formato.

Existe, ainda, um criador de “slide show”, que permite que você inclua sua própria trilha sonora em formato MP3.

Para um programa gratuito, essa ferramenta de imagens multifuncional é um grande achado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário