segunda-feira, 5 de março de 2012

Ferramenta gratuita descobre métodos de codificação de arquivos de mídia

Updated 8. February 2012 - 17:34 by r.schifreen

Baixar um vídeo ou arquivo de áudio da Internet para então “tocá-lo” em seu computador pode se tornar uma experiência estressante, cheia de dificuldades. Na maior parte das vezes, o Windows aceita o formato; em algumas ocasiões, entretanto, o arquivo tem sua execução recusada pelo player, e você recebe uma mensagem de erro, indicando a falta da instalação de um determinado codec, que permitiria que você tivesse seu arquivo visto e/ou tocado.

“Codec” é abreviação de encoder/decoder (codificador/decodificador). Um codec é um programa, responsável por “descomprimir” um arquivo de áudio ou vídeo, quando o mesmo é tocado pelo player. Existem dúzias de codecs disponíveis, e novos são lançados a cada vez que alguém inventa um novo formato para a codificação de conteúdo de mídia.

A maneira mais imediata de descobrir qual codec foi usado para gravar um conteúdo de mídia é pela extensão do arquivo. Um arquivo do tipo WMA (Windows Media Audio) é tocado pelo Windows sem a necessidade de downloads e/ou instalações adicionais. Por outro lado, um arquivo de tipo AVI indica a existência de blocos de áudio e vídeo codificados separadamente, sem qualquer pista direta sobre os codecs utilizados na codificação de cada um desses blocos.

A ferramenta MediaInfo, apresentada a seguir, se propõe a analisar arquivos de mídia, e listar os codecs utilizados em sua codificação. Você pode, então, pesquisar por players adequados para a sua correta execução, ou ainda, baixar os codecs necessários para que seu player favorito não retorne a desagradável mensagem de erro.

MediaInfo pode ser obtido no seguinte endereço:

http://mediainfo.sourceforge.net/en/Download/Windows.

São 3MB de download; roda em todas as versões recentes do Windows, e está disponível tanto em 32 como em 64 bits.

Importante: a versão gráfica do MediaInfo inclui o aplicativo OpenCandy, que é considerado por muitos como sendo spyware. Um destaque negativo, mas corriqueiro para os desenvolvedores de utilitários gratuitos nos dias de hoje. Na verdade, ele é inofensivo, mas irritante. O jeito mais fácil de evitar a sua interferência é pelo uso da versão em linha de comando do MediaInfo, cuja tela de resultados é apresenta logo abaixo. Baixe a versão CLI do link mencionado acima, descompacte, e inicie um prompt de comando; digite MEDIAINFO XYZ.AVI (ou qualquer outro arquivo de conteúdo de mídia).

 

Um comentário:

  1. Há algum tempo não tenho mais problemas com codec, uso um player chamado VLC (http://www.videolan.org/vlc/) e ainda não encontrei extensão que ele não reproduza.

    ResponderExcluir