quinta-feira, 21 de março de 2013

DNS Benchmark – avaliação comparativa

 

Depois de publicar o artigo do OpenDNS, sobrou uma questão relevante, ainda, a ser investigada: afinal, qual é o servidor DNS mais indicado, mais eficaz, mais recomendado, para o meu (seu) uso ?

O diferencial do OpenDNS se dá por intermédio do FamilyShield, que oferece, gratuitamente, uma ferramenta de controle de conteúdo. A relevância desse serviço é indiscutível, mas se esse não é o seu caso, seria preciso investigar um pouco mais. E a propósito, quais são os servidores DNS mais próximos a minha localidade geográfica ?

O aplicativo gratuito da Gibson Research, DNS Benchmark, responde a essas questões. Afinal, o que é, e para que serve ?

O DNS Benchmark serve para medir e avaliar a performance do servidor DNS atribuído ao seu computador / rede local interna, quando comparado com outros servidores DNS públicos disponíveis, estejam eles geograficamente próximos ou não.

Não é necessária a instalação; baixe o programa do site da Gibson e execute diretamente o aplicativo. Importante: é expressamente recomendado que nenhum outro aplicativo que faça acesso à internet esteja ativo quando o Benchmark for acionado, para garantir, o quanto possível, a precisão das medições.

http://www.grc.com/intro.htm

A_A

A_B

Por default o DNS Benchmark carrega uma lista “global” de servidores DNS; após o acionamento do Benchmark, é programa sugere que o usuário disponha de 37 minutos para montar a própria lista de 50 maiores servidores DNS, relevantes à localização geográfica do usuário. Recomendo 500% a montagem dessa lista; sem essa intervenção, o próprio teste de Benchmark perde um pouco o sentido. Uma vez montada a “Top 50” personalizada, a lista é armazenada pelo aplicativo, e será carregada todas as vezes que o programa for acionado.

Siga o conselho do próprio Gibson, e não se deixe intimidar pela tela carregada de informações. É preciso ler e digerir com calma a aba de “conclusões”.

Findo o teste de Benchmark, clique na tela de resultado com o botão direito do mouse; existe uma opção para salvar os resultados em formato de arquivo csv.

Exemplo de Benchmark

a_01

a_02

Nenhum comentário:

Postar um comentário