domingo, 3 de março de 2013

Verifique a segurança do seu roteador contra Ataques

 

Artigo original :

http://www.techsupportalert.com/content/test-your-pcs-security-outside.htm

Updated 27. February 2013 - 7:23 by rob.schifreen

Ultimamente, as noticias de ataques de malwares e de quebras de segurança passaram a fazer parte do noticiário diário, saindo do espaço antes reservado exclusivamente aos Geeks e Nerds. Sinal desses nossos tempos digitais.

Como podemos impedir essa tal invasão ? Como podemos nos certificar de que isso já não aconteceu em nosso sistema doméstico ? Como avaliar nosso potencial de risco ? Como podemos ter a certeza de que se alguém tentar entrar na nossa casa, não vai encontrar uma porta aberta ?

O Shields Up é um serviço gratuito da Gibson Research, que simula uma invasão ao seu computador, e estabelece o grau de proteção oferecido pelo seu roteador às tentativas de conexão remota, por um variado numero de portas da internet. Em tese o Firewall do seu roteador deve estar configurado para bloquear conexões externas à essas portas; o Shields Up realiza essa avaliação gratuitamente.

Normalmente eu sou desconfiado desses “serviços de avaliação gratuita” da internet. O que me levou finalmente a publicar esse post foi o curioso fato de ter recebido artigos sobre o Shields Up de duas fontes diferentes, com diferença de uma semana entre eles. Além disso, eu sou um antigo freqüentador do site da Gibson Research, em busca de material conceitual e prático sobre DNS. Um dos artigos, da IDG Now, foi publicado nesse blog :

http://tiforbetter.blogspot.com.br/2012/12/cinco-apps-para-voce-proteger-seu.html

Acesse www.grc.com/intro.htm, e do menu Services, selecione Shields Up. Clique no botão Proceed. Um bom lugar para começar é pelo botão Common Ports.

Shield1

Idealmente, o resultado da verificação deveria ser Uncontactable. Eu ganhei uma surpresinha. Tenho lição de casa a fazer no meu roteador.

Shield2

Importante: não acione esse serviço a partir do computador da empresa onde você trabalha. Alarmes de invasão podem ser acionados, e você pode acabar sendo responsabilizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário